-
Cabra Marcado para Morrer: a film between history and memory||Cabra marcado para morrer: um filme entre história e memória
- Voltar
Metadados
Descrição
This paper is a research about the movie Cabra marcado para morrer (1984), the Brazilian filmmaker Eduardo Coutinho. The paper explores some possibilities to grasp the impact of the work at the time it goes public. It is a historiographical research study, taking the Didactic of History (RÜSEN) as a theoretical paradigm and use theories of Vygotsky, Bakhtin and Williams in an articulated manner to demonstrate how many of the procedures employed by the filmmaker are similar to those employed by historians. Thus, we investigated the possibilities to apprehend the relationships that the film set with the historical culture of the 1980s and as narrative can be considered a work "between memory and history," approaching an audiovisual writing of history.||O texto consiste de uma investigação sobre o filme Cabra marcado para morrer (1984), do cineasta brasileiro Eduardo Coutinho. O trabalho explora algumas possibilidades de apreender o impacto da obra na época em que ela vem a público. Trata-se de uma pesquisa que toma a Didática da História (RÜSEN) como paradigma teórico, recorrendo às teses de Vygotsky, Bakhtin e Williams de forma articulada para demonstrar como muitos dos procedimentos empregados pelo cineasta são análogos aos dos historiadores. Assim, investigamos as possibilidades de apreendermos as relações que o filme estabeleceu com a cultura história dos anos 1980 e como anarrativa pode ser considerada uma obra “entre memória e História”, aproximando-se de uma escrita audiovisual da história.
ISSN
1983-201X
Periódico
Abrangência
História do Brasil | Histórica | Audiovisual; cinema documentário.
Autor
Junior, Roberto Abdala
Data
9 de outubro de 2017
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/anos90/article/view/61488 | 10.22456/1983-201X.61488
Idioma
Editor
Relação
https://seer.ufrgs.br/anos90/article/view/61488/44015 | /*ref*/BAKHTIN, Mikhail (VOLOCHINOV). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1997. | /*ref*/______. Gêneros do discurso. In: ______. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992. | /*ref*/BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Bauru: EDUSC, 2004. | /*ref*/CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1996. | /*ref*/DARTON, Robert. Cinema: Danton e o duplo sentido. In: . O Beijo de Lamourette: Mídia, cultura e revolução. São Paulo: Cia. Das Letras, 1990. p. 51-53. | /*ref*/DAVIS, Nathalie Z. O retorno de Martin Guerre. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. | /*ref*/DREIFUSS, Réne A. 1964, a conquista do estado: ação política, poder e golpe de classe. Petrópolis: Vozes, 1981. | /*ref*/FERRO, Marc. Cinema e História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010. | /*ref*/FICO, Carlos. Além do golpe: versões e controvérsias sobre 1964 e a ditadura militar. Rio de Janeiro: Record, 2004. | /*ref*/GAUTIER, Guy, O documentário: um outro cinema. Campinas, SP: Papirus, 2011. | /*ref*/GINZBURG, Carlo. Sinais. In: ______. Mitos, Emblemas e Sinais. São Paulo: Cia das Letras, 1989. p. 143-179. | /*ref*/LE GOFF, Jacques. Uma vida para a história. São Paulo: Unesp, 1997. | /*ref*/MORETTIN, Eduardo V. O cinema como fonte histórica na obra de Marc Ferro. História: Questões & Debates, Curitiba, n. 38, p. 11-42, 2003. | /*ref*/NAPOLITANO, Marcos. A arte engajada e seus públicos (1955/1968). Estudos Históricos, Rio de Janeiro, n. 28, 2001, p. 103-124. | /*ref*/______. Nunca é cedo para se fazer história: o documentário Jango, de Silvio Tendler. In: MORETTIN et al. História e documentário. (Org.). FGV: Rio de Janeiro, 2012, p. 152-178. | /*ref*/NÓVOA, Jorge; FRESSATO, Soleni B.; FEIGELSON, Cristian (Org.). Cinematógrafo: um olhar sobre a história. Salvador; São Paulo: EDUFUBA; Editora UNESP, 2009. | /*ref*/REIS Fª., Daniel A. Ditadura e sociedade: as reconstruções da memória. In: REIS Fª., Daniel A.; RIDENTI, Marcelo; MOTTA, Rodrigo P. S. (Org.). O golpe e a ditadura militar: 40 anos depois (1964-2004). Bauru: Edusc, 2004, p. 29-52. | /*ref*/RIDENTI, Marcelo. Artistas e intelectuais no Brasil pós-1960. Tempo Social: revista de sociologia da USP, São Paulo, ano 1, v. 17, jun. 2005, p. 81-110. | /*ref*/______. Em busca do povo brasileiro. Rio de Janeiro: Record, 2000. | /*ref*/ROSENSTONE, Robert A. A história nos filmes, os filmes na história. São Paulo: Paz e Terra, 2010. | /*ref*/RÜSEN, Jörn. Razão histórica. Teoria da História I: fundamentos da ciência histórica. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001. | /*ref*/______. Reconstrução do passado. Teoria da História II: os princípios da pesquisa histórica. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2007a. | /*ref*/______. História Viva. Teoria da História III: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2007b. | /*ref*/SCHVARZMAN, Sheila. Construindo a história na televisão: Marc Ferro e os Cinejornais em Histoire Parallèle. Revista Tempo, Niterói, v. 20, 2014. [Epub]: 30 jan. 2015. | /*ref*/SKIDMORE, Thomas. Brasil: de Castelo a Tancredo, 1964 a 1985. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. | /*ref*/STAM, Robert. Bakhtin: da teoria literária à cultura de massa. São Paulo: Ática, 1992. | /*ref*/STAM, Robert; SHOHAT, Ella. Critica da imagem eurocêntrica. São Paulo: Cosac Naify, 2006. | /*ref*/VIGOTSKI, Lev S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2010. | /*ref*/______. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1994. | /*ref*/WERTSCH, James V. Voces de la mente. Madrid: Visor Distribuciones S/A, 1993. | /*ref*/______. Voices of Collective Remembering. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. | /*ref*/WILLIAMS, Raymond. La larga revolución. Tradução Horacio Pons. Buenos Aires: Nueva Visión, 2003. | /*ref*/______. Literatura e marxismo. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979 [1971].
Direitos autorais
Direitos autorais 2017 Anos 90
Fonte
Anos 90; v. 24, n. 45 (2017); 267-292 | Anos 90; v. 24, n. 45 (2017); 267-292 | 1983-201X | 0104-236X
Assuntos
Didactics of history; History and audiovisual narratives; Dictatorship | História; Didática da História; História do Brasil; Cinema. | Didática da história; História e narrativas audiovisuais; Ditadura | História do Brasil; História e cinema; ditadura civil-militar; cultura histórica.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Pesquisa histórica