-
From the drawer to the educational action: an experience to reflect||Da gaveta à ação educativa: uma experiência a refletir
- Voltar
Metadados
Descrição
Gaston Bachelard´s conception of drawers, present in his text "The poetics of space", in which furniture is a metaphor for memory and intimate space, is the starting point of the actions reported in this text. The concept "Drawer" is extended to cultural artifacts, as a repository and continent of sentimental, cultural, individual, collective values, and to museums, because they are the great repositories of memory, above all guarding the values of an elite. Due to the hegemonic value of what is exhibited in museums, the text presents a brief history of the process of the emergence of educational actions as an attempt to democratize access to these cultural assets. The individual and collective memory is also presented as a thematic category of contemporary artistic creation and as the conductor of the plastic production of students in the module Educational Action in Cultural Spaces (UDESC, 2016).||A concepção de gavetas de Gaston Bachelard, presente em seu texto “A poética do espaço”, em que os móveis figuram como metáfora de memória e de espaço íntimo, é o ponto de partida das ações relatadas neste texto. O conceito “Gaveta” é aqui estendido aos artefatos culturais, como repositório e continente de valores sentimentais, culturais, individuais, coletivos, e aos museus, por serem eles, grandes repositórios de memória, sobretudo da guarda dos valores de uma elite. Devido ao valor hegemônico do que se expõe nos museus, o texto apresenta breve histórico do processo de surgimento das ações educativas como uma tentativa de democratizar o acesso a esses bens culturais. A memória individual e coletiva também é apresentada como categoria temática da criação artística contemporânea e como fio o condutor da produção plástica dos estudantes na disciplina Ação Educativa em Espaços Culturais (UDESC, 2016).
ISSN
2357-9854
Periódico
Autor
Buchmann, Luciano Parreira
Data
31 de dezembro de 2016
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/66990 | 10.22456/2357-9854.66990
Idioma
Relação
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/66990/39942 | /*ref*/BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Abril Cultural, 1979. | /*ref*/BARBOSA, Maria Helena Rosa. Museus de Arte: desafios contemporâneos para a adoção de políticas educacionais. 2009. 257 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2009. | /*ref*/BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público. Porto Alegre: Zouk; São Paulo: Edusp, 2003. | /*ref*/BUCHMANN, Luciano Parreira. Escolares nos museus: ensaio do novo público como ato político de educadores intelectuais. MIDAS, Portugal, v. 3, s. p., 2014. Disponível em: . Acesso em: 15 jul. 2016. | /*ref*/CANTON, Katia. Tempo e memória. Coleção temas da arte contemporânea. São Paulo: Proac, 2009. | /*ref*/CASTRO, Ana Lúcia S. O museu do sagrado ao segredo. Rio de Janeiro: Editora Revan, 2009. | /*ref*/CÍCERO, Antônio. Guardar: poemas escolhidos. Rio de Janeiro: 1996. | /*ref*/DAMÁSIO, António. Não existe memória sem emoção. [13 de janeiro, 2010]. São Paulo: Veja. Entrevista concedida a Diogo Schelp. | /*ref*/GOLDSTEIN, Ilana. Hierarquias da cultura: a sociologia da arte de Bourdieu procurou evidenciar a estreita ligação entre política e preferências estéticas. CULT – Revista Brasileira de Cultura, São Paulo, Editora Bregantini, n. 128, p. 59-61, 2008. | /*ref*/HALBAWACH, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990. | /*ref*/HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2000. | /*ref*/HOPPER-GREENHILL, Eilean. Los museos y sus visitantes. Madrid: Trea, 1998. | /*ref*/HORTA, Maria de Lourdes Horta. Lições das coisas: o enigma e o desafio da educação patrimonial. Museus. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, n. 31, p. 221-233, 2005. | /*ref*/MARTINS, Mirian Celeste. Mediações culturais e contaminações estéticas. Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 1, n. 3, p. 248-264, 2014. Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2016. | /*ref*/RAMALHO e OLIVEIRA, Sandra. [gaveta(s)]. Convite de exposição. Florianópolis: MESC-Udesc, 2016. | /*ref*/RAMOS, Francisco R. Lopes. A danação do objeto. Chapecó: Argos, 2004. | /*ref*/REIS, Ronaldo Rosas. Educação e estética: ensaios críticos da arte e formação humana no pós-modernismo. São Paulo: Cortez Editora, 2005. | /*ref*/SCHAER, Roland. L’invention des musées. Paris: Gallimard, 1993.
Direitos autorais
Direitos autorais 2016 Revista GEARTE | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Fonte
Revista GEARTE; v. 3, n. 3 (2016): Artes Visuais em espaços não formais de educação | Revista GEARTE; v. 3, n. 3 (2016): Artes Visuais em espaços não formais de educação | 2357-9854
Assuntos
Memory. Drawers. Educational action. Culture and society. | Artes Visuais; Educação; Ação educativa | Memória. Gavetas. Ação educativa. Cultura e sociedade.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion