-
¿A dónde camina la enseñanza de las Artes Visuales?||Para onde caminha o ensino das Artes Visuais?
- Voltar
Metadados
Descrição
En 2016 se cumplieron 20 años de la promulgación de la “Lei de Diretrizes e Bases da Educação” que reconoció el arte como área de conocimiento específica e instituyó como componente curricular obligatorio en todos los niveles de la educación básica. Pero, esta garantía se ha deshecho ante la creación de una “Base Nacional Comum Curricular” (BNCC) y de la “Reforma do Ensino Médio”. Tales situaciones colocaron el arte como subárea del currículo y de carácter optativo en la educación secundaria. ¿Cuáles son los posibles efectos de tales cambios para la formación docente y escolar en arte? ¿De qué modo estas resoluciones son una pérdida histórica para la enseñanza del arte? Acá presentamos algunas reflexiones sobre los cambios ocurridos en el escenario educativo para situar y ampliar las discusiones sobre la concepción de enseñanza y aprendizaje presente en esos documentos y que adentra los espacios escolares y la formación docente en arte.||Em 2016 completaram-se 20 anos da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação que reconheceu a arte como uma área de conhecimento específica e assegurou-a enquanto um componente curricular obrigatório em todos os níveis da educação básica. Contudo, algumas fissuras foram abertas diante de um movimento para a criação de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de Reforma do Ensino Médio. Tais situações colocaram a arte enquanto subárea do currículo e de caráter optativo na etapa do ensino médio. Quais os possíveis efeitos de tais mudanças para a formação docente e escolar em arte? De que modo essas resoluções se constituem como uma perda histórica para o ensino da arte? Neste texto apresentamos um conjunto de reflexões sobre as mudanças ocorridas no cenário educacional para situar e ampliar as discussões sobre a concepção de ensino e aprendizagem presente nesses documentos e que adentra os espaços escolares e a formação docente em arte.
ISSN
2357-9854
Periódico
Autor
Vasconcellos, Sonia Tramujas | Storck, Karine | Momoli, Daniel Bruno
Data
31 de agosto de 2018
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/83832 | 10.22456/2357-9854.83832
Idioma
Relação
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/83832/49628 | /*ref*/BARBOSA, Ana Mae. Inquietações e mudanças no ensino da arte. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2003. | /*ref*/BARBOSA, Ana Mae. Redesenhando o desenho: educadores, política e história. São Paulo: Cortez, 2015. | /*ref*/BRASIL. Lei nº 13.005/2014 - Plano Nacional de Educação 2014-2024: Disponível em: http://www.observatoriodopne.org.br/uploads/reference/file/439/documento-referencia.pdf Acesso em: 31 de maio de 2018. | /*ref*/BRASIL. Lei Nº 9.394/1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm Acesso em: 31 de maio de 2018. | /*ref*/BRASIL. Base Nacional Comum Curricular, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: 20 de maio de 2018. | /*ref*/GONÇALVES, Suzane da R.V. Interesses mercadológicos e o “novo” ensino médio. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 11, n. 20, p. 131-145, jan./jun. 2017. | /*ref*/MACEDO, Elizabeth, Base nacional curricular comum: novas formas de sociabilidade produzindo sentidos para educação. Revista e-Curriculum, v. 12, n. 3, out. dez., 2014, p. 1530-1555. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=76632904006 Acesso em: 31 de maio de 2018. | /*ref*/MOURA, Dante Henrique. Algumas possibilidades de organização do ensino médio a partir de uma base unitária: trabalho, ciência, tecnologia e cultura. In: SEMINÁRIO NACIONAL CURRÍCULO EM MOVIMENTO: PERSPECTIVAS ATUAIS, 1, 2010, Belo Horizonte. Anais… Belo Horizonte, novembro de 2010, p. 1-14. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7177-4-2-algumas-possibilidades-organizacao-ensinomedio-dante-henrique/file Acesso em: 12 de maio de 2018. | /*ref*/PERONI, Vera; CAETANO, Maria Raquel; LIMA, Paula de. Reformas educacionais hoje: as implicações para a democracia. Revista Retratos da Escola, Brasília, v.11, n. 21, p. 415-432, jul./dez. 2017.
Direitos autorais
Direitos autorais 2018 Revista GEARTE | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista GEARTE; v. 5, n. 2 (2018): Ensino de artes visuais e Políticas Públicas Educacionais | Revista GEARTE; v. 5, n. 2 (2018): Ensino de artes visuais e Políticas Públicas Educacionais | 2357-9854
Assuntos
Enseñanza de las Artes Visuales. BNCC. Reforma de la Educación Secundaria. | Artes Visuais; Educação | Ensino das Artes Visuais. BNCC. Reforma do Ensino Médio.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion