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¿Quién dice que los niños no pueden hacer el comisariado de una exposición? ‘¡Ver diferentes (ver)sões é legal!’||Quem disse que crianças não sabem fazer curadoria? ‘Ver diferentes (ver)sões é legal!
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Metadados
Descrição
El artículo presenta la exposición “Ver diferentes (ver)sões é legal” que fue construida en la interacción entre niños, maestras, investigadores y profesionales del Museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. El trabajo de campo generó datos capaces de mostrar a la comunidad académica las maneras como los niños en una escuela de Educación Infantil construyeron el comisariado de la exposición. Tomando como mote la interacción entre literatura infantil y artes expresivas. Tal muestra exigió de los niños una mirada atenta, interesada, reflexiva de las prácticas que ya ocurrían en la escuela. Relacionaban las formas como las propuestas que envolvían las Artes Visuales eran pensadas para que fuesen expuestas en el Museo. El texto atenta para como las lecturas, estudios, encuentros, planificaciones, avances, retrocesos, que hicieron parte del proceso vivido por parte del equipo, demuestran cómo se aprende con los niños, cuando las condiciones para conocer, crear, apreciar, cambiar, imaginar son posibilitadas. Muestra que ellos no fueron meros lectores pasivos de un trabajo de artes; al contrario, presentaron||O artigo apresenta a exposição “Ver diferentes (ver)sões é legal” que foi construída na interação entre crianças, professoras, pesquisadores e profissionais do Museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O trabalho de campo gerou dados capazes de mostrar à comunidade acadêmica os modos como as crianças de uma escola de Educação Infantil construíram a curadoria da exposição. Tomando como mote a interação entre literatura infantil e artes expressivas. Tal mostra exigiu das crianças um olhar atento, interessado, reflexivo das práticas que já ocorriam na escola. Relacionavam as formas como as propostas que envolviam as Artes Visuais eram pensadas para serem expostas no Museu. O texto atenta para como as leituras, estudos, encontros, planejamentos, avanços, recuos, que fizeram parte do processo vivido por parte da equipe, demonstram como se aprende com as crianças, quando as condições para conhecer, criar, apreciar, trocar, imaginar são possibilitadas. Mostra que elas não foram meros leitores passivos de um trabalho de artes; pelo contrário, apresentaram suas artistagens e como estas estavam incorporadas às suas vivências nos Museus da cidade.
ISSN
2357-9854
Periódico
Autor
Frassão, Magali Oliveira | Dornelles, Leni Vieira
Data
29 de outubro de 2019
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/92356 | 10.22456/2357-9854.92356
Idioma
Relação
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Direitos autorais
Direitos autorais 2019 Revista GEARTE | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista GEARTE; v. 6, n. 3 (2019): Ensino de Artes Visuais na Infância | Revista GEARTE; v. 6, n. 3 (2019): Ensino de Artes Visuais na Infância | 2357-9854
Assuntos
Niños. Museo. Comisariado. Artes. Lenguajes. | Educação; Artes Visuais; Infância; | Crianças. Museu. Curadoria. Artes. Linguagens.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion