-
A narrative thread of stories: pioneer professors of the visual arts in the Pedagogy course||Un hilo narrativo de historias: profesoras pioneras de las artes visuales en el curso de Pedagogía||Um fio narrativo de histórias: professoras pioneiras das artes visuais no curso de Pedagogia
- Voltar
Metadados
Descrição
The article discusses the educational trajectory of five pioneer professors in teaching visual arts in the Pedagogy course in Brazil: Ana Angélica Albano, Ana Luiza Ruschel Nunes, Analice Dutra Pillar, Maria Felisminda de Rezende e Fusari e Susana Rangel Vieira da Cunha. Tell the story of the emergence of this area through the testimonies of the professors who pioneered, provides a reflection on the field's most significant needs, values, efforts and goals since the 1980s. We interweave memories with contemporary experiences, since it is from our inheritance that we act in constant build and reconstruct the artistic and educational practices.||El artículo discute la trayectoria educativa de cinco profesoras pioneras en la Educación Artística en el curso de Pedagogía en Brasil: Ana Angélica Albano, Ana Luiza Ruschel Nunes, Analice Dutra Pillar, Maria Felisminda de Rezende e Fusari y Susana Rangel Vieira da Cunha. Narrar sobre la historia del surgimiento de esta área a través de los testimonios de profesoras que abrieron caminos, proporciona una reflexión sobre las necesidades, valores, esfuerzos y objetivos más importantes del campo desde la década de 1980. Entrelazamos recuerdos con experiencias contemporáneas, ya que es a partir de nuestras herencias que actuamos en la constante construcción y reconstrucción de prácticas artísticas y educativas.||O artigo discorre sobre a trajetória educativa de cinco professoras pioneiras no ensino de Artes Visuais no curso de Pedagogia no Brasil: Ana Angélica Albano, Ana Luiza Ruschel Nunes, Analice Dutra Pillar, Maria Felisminda de Rezende e Fusari e Susana Rangel Vieira da Cunha. Narrar sobre a história do surgimento desta área por meio de testemunhos das professoras que abriram caminhos, propicia uma reflexão sobre necessidades, valores, esforços e objetivos mais significativos do campo desde a década de 1980. Entrelaçamos as memórias com as experiências contemporâneas, já que é a partir das nossas heranças que atuamos no constante construir e reconstruir as práticas artísticas e educativas.
ISSN
2357-9854
Periódico
Autor
Martins, Mirian Celeste | Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos
Data
2 de abril de 2020
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/96953 | 10.22456/2357-9854.96953
Idioma
Relação
https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/96953/56559 | /*ref*/ALBANO, Ana Angélica. Conversas com jovens professores de arte. São Paulo: Edições Loyola, 2018. | /*ref*/BARBOSA, Ana Mae. As mutações do conceito e da prática. In: Barbosa, Ana Mae (org.) Inquietações e mudanças no ensino de arte. 7ª. ed. São Paulo: Cortez, 2012, p. 13-27. | /*ref*/BARBOSA, Ana Mae. O século XXI sem Mariazinha. In: BARBOSA, Ana Mae e AMARAL, Vitória (orgs.). Mulheres não devem ficar em silêncio: arte design, educação. São Paulo, Cortez, 2019, p. 171-175. | /*ref*/BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Cia das Letras, 1983. | /*ref*/CARINO, Jonaedson. A biografia como fonte para a história da educação: subsídios para um debate necessário. Educação & Filosofia v. 14, n. 27/28, p. 159-173, jan./dez. 2000. | /*ref*/FERRAZ, Maria Heloísa Corrêa de Toledo; FUSARI, Maria Felisminda de Rezende e. Arte na educação escolar. 4ª. ed. São Paulo: Cortez, 2010. | /*ref*/FERRAZ, Maria Heloísa Corrêa de Toledo; FUSARI, Maria Felisminda de Rezende e. Metodologia do Ensino de Arte: fundamentos e proposições. 3ª. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2018. | /*ref*/FARIA, Alessandra Ancona de; BONCI, Estela; WOSNIAK, Fabio; LOMBARDI, Lucia; AMERICANO, Renata; MARTINS, Mirian. Arte na Pedagogia: um coletivo em pesquisa. In: MARTINS, Mirian Celeste; FARIA, Alessandra Ancona de; LOMBARDI, Lucia M. S. S. (orgs.). Formação de educadores: contaminações interdisciplinares com Arte na Pedagogia e na mediação cultural. São Paulo: Terracota, 2019, p.148-167. | /*ref*/FUSARI, Maria Felisminda de Rezende e. Memorial/Curriculum Vitae. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo: São Paulo, 1999. | /*ref*/LOMBARDI, Lucia M.S.S. Formação corporal de professoras de bebês: contribuições da Pedagogia do Teatro. 2011. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. | /*ref*/MALHEIROS, Bruno Taranto. Metodologia de Pesquisa em Educação. Rio de Janeiro: LTC, 2011. | /*ref*/MARTINS, Mirian Celeste; LOMBARDI, Lucia Maria Salgado dos Santos. Arte contemporânea no curso de Pedagogia. In: GUIMARÃES, L.; REGO, L. (Orgs.). Ações políticas de/para enfrentamentos, resistências e recriações: Anais do XXVIII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil e VI Congresso Internacional dos Arte/Educadores. Brasília, DF, 2018. | /*ref*/MARTINS, Mirian Celeste; LOMBARDI, Lucia Maria Salgado dos Santos. A Arte na Pedagogia e a formação do professor para Educação Infantil e Anos Iniciais: inquietações e esperanças. Revista Trama Interdisciplinar, São Paulo, v. 6, n. 2, Dossiê Arte na Pedagogia, p. 23-36, maio/ago. 2015. | /*ref*/OESTERREICH, Frankiele. A história da disciplina de Música no curso de Pedagogia da UFSM (1984-2008). Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), 2010. | /*ref*/WITTER, Geraldina Porto. Homenagem a Maria Felismina de Rezende e Fuzari. Psicologia Escolar e Educacional. Campinas, v.5, n.2, p.77-78, Dec. 2001. Disponível em: . Acesso em 08 set. 2019.
Direitos autorais
Direitos autorais 2020 Revista GEARTE | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista GEARTE; v. 7, n. 1 (2020): Ensino de Artes Visuais: histórias e memórias | Revista GEARTE; v. 7, n. 1 (2020): Ensino de Artes Visuais: histórias e memórias | 2357-9854
Assuntos
Visual Arts. Pedagogy course. Educator biography. Art teaching. Teacher training. | Artes Visuales. Curso de Pedagogía. Biografía de los educadores. Educación Artística. Formación de profesores. | artes visuais; educacao; | Artes Visuais. Curso de Pedagogia. Biografia de educadores. Ensino de Arte. Formação de professores.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion