-
EXPERIENCES OF ILL-BEING IN TRANSITION FROM SCHOOL OF EDUCATION TO TEACHING PRACTICE||EXPERIENCIAS DE MALESTAR EN LA TRANSICIÓN DE LA LICENCIATURA A LA DOCENCIA||VIVÊNCIAS DE MAL-ESTAR NA TRANSIÇÃO DA LICENCIATURA À DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
- Voltar
Metadados
Descrição
The article discusses aspects of student/teacher ill-being between academic education and early teaching practice. The study included sixty-three Education School graduates, five of whom were followed during the first year of their teaching practice. The approach used was qualitative at an exploratory-descriptive level, through questionnaires and interviews treated by content analysis. In college, mainly personal and academic challenges in education, lack of relational confidence in interaction with subjects involved in school, instability in the profession, and lack professional appreciation. In early teaching practice, difficulties emerge in dealing with indiscipline and students’ lack of motivation for learning, unstable relational atmosphere among teachers, and lack of pedagogical and psychological support were observed. Thematic approaches to prevent ill-being and optimize teachers’ wellbeing are suggested. ||El artículo aborda aspectos de malestar alumno/docente, entre las etapas de la formación académica y el inicio de la docencia. Participaron del estudio sesenta y ocho educandos, donde se acompañó a cinco de ellos en el primer año de la profesión docente. El enfoque utilizado fue cualitativo en nivel exploratorio descriptivo, a través de cuestionarios y entrevistas, tratados con análisis de contenido. En el periodo de formación en la graduación, principalmente destacan principalmente los desafíos personales y académicos en la formación, la inseguridad relacional en la interacción con individuos implicados en la escuela, inestabilidad en la profesión y desvalorización profesional. Al comienzo de la docencia, se presentan dificultades para lidiar con la indisciplina y la falta de motivación de los alumnos en relación al aprendizaje, ambiente relacional inestable entre los profesores y falta de apoyo pedagógico y psicológico. Se sugieren abordajes temáticos relacionados con la prevención del malestar y la optimización del bienestar docente. ||O artigo aborda aspectos de mal-estar discente/docente, entre as fases de formação acadêmica e início da docência. Participaram do estudo sessenta e oito licenciandos, sendo acompanhados cinco destes no primeiro ano da profissão docente. A abordagem utilizada foi qualitativa em nível exploratório-descritivo, por meio de questionários e entrevistas, tratados com análise de conteúdo. No período de formação na licenciatura, destacam-se principalmente os desafios pessoais e acadêmicos na formação, insegurança relacional na interação com sujeitos envolvidos na escola, instabilidade na profissão e desvalorização profissional. No início na docência, apresentam-se dificuldades em lidar com a indisciplina e a desmotivação dos alunos ao aprendizado, clima relacional instável entre docentes e falta de apoio pedagógico e psicológico. Sugerem-se abordagens temáticas relacionadas à prevenção do mal-estar e otimização do bem-estar docente.
ISSN
0104-754X
Periódico
Autor
Sampaio, Adelar Aparecido | Stobäus, Claus Dieter | Baez, Marcio Alessandro Cossio
Data
30 de setembro de 2017
Formato
Identificador
https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/65257 | 10.22456/1982-8918.65257
Idioma
Direitos autorais
Direitos autorais 2017 Movimento (ESEF/UFRGS)
Fonte
Movimento (ESEFID/UFRGS); v. 23, n. 3, jul./set. 2017; 975-988 | Movimento (ESEFID/UFRGS); v. 23, n. 3, jul./set. 2017; 975-988 | Movimento (ESEFID/UFRGS); v. 23, n. 3, jul./set. 2017; 975-988 | 1982-8918 | 0104-754X
Assuntos
Education Continuing. Teachers’. Professional burnout. | Educación continua. Docentes. Agotamiento profesional. | Educação continuada. Docentes. Esgotamento profissional. | Formação contínua. Docentes. Desgaste profissional.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion