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Searching and investing at the inclusive school with aim at stimulating the pair cooperation||Pesquisando e investindo na escola inclusiva, com vistas a incentivar a cooperação dos pares
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Metadados
Descrição
This paper synthesizes relative aspects to a developed participant research in a public school, in Natal city-RN, through which has searched to favor the school inclusion process of pupils who show special needs, in a more specific way: to create a favorable field so that the children expressed their ideas and feelings, surpassing the simple information on what are the several kinds of existing deficiencies; to contribute to break existing attitudinal barriers in the educational way face to the pupils with special educational needs; to stimulate the child creativity, searching resources to develop a support action to the pairs who present deficiency in research field school. Through diverse developed strategies, it was obtained to apprehend that the deficiency is not the only factor that provokes exclusion, but that the individual differences, many times, are determinative for not the pupil acceptance, and that need more to be worked, in school scope, the necessity of respect to the human diversity, under diverse aspects. Through the undertaken activities, we observe that the pupils had started to coexist better the differences of their pairs, being evidenced more respect and acceptance for each other. It has insisted that the teachers are guided in process, who keep a practical permanent dialogue between the theory and daily practice, questioning it and making with that all the pupils are seen as learners, as people who possess own rhythms and characteristics that need to be respected.||Este artigo sintetiza aspectos relativos a uma pesquisa participante desenvolvida numa escola pública, da cidade de Natal-RN, através da qual se buscou favorecer o processo de inclusão escolar de alunos que apresentam necessidades especiais e, de uma maneira mais específica: criar um campo favorável para que as crianças expressassem suas idéias e sentimentos, extrapolando a simples informação sobre o que sejam os diversos tipos de diferenças/deficiências existentes; contribuir para derrubar barreiras atitudinais existentes no meio educacional frente aos alunos com necessidades educacionais especiais; estimular a criatividade das crianças, buscando recursos para desenvolver uma ação de apoio aos colegas que apresentam deficiência na escola campo de pesquisa. Através de diversas estratégias desenvolvidas, conseguiu-se apreender que a deficiência não é o único fator que provoca exclusão, mas que as diferenças individuais, muitas vezes, são determinantes para a não aceitação dos alunos, precisando ser mais trabalhada, no âmbito da escola, a necessidade de respeito à diversidade humana, sob diversos aspectos. Através das atividades empreendidas, observamos que os alunos passaram a conviver melhor com as diferenças dos seus colegas, evidenciando mais respeito e aceitação pelo outro. Urge que os docentes sejam orientados em processo, que mantenham um diálogo permanente entre a teoria e a prática cotidiana, questionando-a e fazendo com que todos os alunos sejam vistos como aprendizes, como pessoas com ritmos e características próprias que precisam ser respeitados. Palavras-chave: Educação Inclusiva. Cooperação. Alunos.
ISSN
1984-6444
Periódico
Autor
Martins, Lúcia de Araújo Ramos | Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da
Data
4 de novembro de 2007
Formato
Idioma
Fonte
Educação (UFSM); educação v. 32, n. 2, jul./dez. 2007 | 1984-6444
Assuntos
Full Inclusion; Cooperation; Students.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion