-
Creative learning and music education: research pathways and educational perspectives||Aprendizagem criativa e educação musical: trajetórias de pesquisa e perspectivas educacionais
- Voltar
Metadados
Descrição
The present article discusses creativity conceptions which have echoed in education and music education fields, analyzing different creative concepts that guide researches and questions. Starting from creativity conceptions that guided educational tendencies during the 1960‘s and 1970‘s, we present emergent tendencies during the 21st century from the creative learning concept. From this point of view the focus move to musical practices culturally placed where the children’s creativity occurs, thinking that this creativity is needed to be promoted inside a wide ethical dimension, stressing the transformations in the human relationships that students experience and expand in the creative learning when they participate in a community musical practice. To conclude, we point out that the creative learning focus could indicate a possible alternative when we wish to build music education in the primary school contributing to educate people to be more sensitive, supportive, critical and transformative using the musical creation as a possibility to think in a better world.||http://dx.doi.org/10.5902/198464443763O presente artigo discute concepções de criatividade que têm repercutido no campo da educação e da educação musical, analisando diferentes conceitos de criatividade que orientam questionamentos e pesquisas. Partindo de concepções de criatividade que nortearam o ensino nas décadas de 1960 e 1970, são apresentadas tendências emergentes no século XXI, a partir da construção do conceito de aprendizagem criativa. Nessa óptica, o foco é deslocado para as práticas musicais situadas culturalmente, nas quais a criatividade ocorre, pensando que a criatividade das crianças precisa ser promovida dentro de amplas dimensões éticas, salientando as transformações nas relações humanas que os alunos vivenciam e ampliam na aprendizagem criativa, quando participam de uma comunidade de prática musical. Finalizando, argumenta-se que o enfoque da aprendizagem criativa pode indicar uma alternativa possível quando se deseja construir uma educação musical na escola básica que contribua com a formação de pessoas mais sensíveis, solidárias, críticas e transformadoras, quando a criação abre a possibilidade de pensar um mundo melhor. Palavras-chave: educação musical, criatividade, aprendizagem criativa.
ISSN
1984-6444
Periódico
Colaboradores
Capes
Autor
Beineke, Viviane
Data
3 de novembro de 2011
Formato
Identificador
https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3763 | 10.5902/198464443763
Idioma
Fonte
Educação (UFSM); educação, v. 37, n. 1, jan./abr. 2012; 45-60 | 1984-6444
Assuntos
Music education; Creativity; Creative learning
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion