-
Education and art: the consolidation of an endless field||Educação e arte: a consolidação de um campo interminável
- Voltar
Metadados
Descrição
The aim of this paper is to explore some ideas about education, art and its relationship, showing the condition of this endless study and research field. Taking the teacher education as horizon line, repeats a subjective processes and aesthetic understanding crossing referral: the aesthetics-of-existence as a human classic theme and teacher-training as a complex and multifaceted process of subjectivity. The place of art in education, the relationship between art and education, the place of art in life, the meaning of education, the implications between life, art and education, who comes before, who comes after, who depends on who, who serves as that: not so much the content of this problem, not so much the answers, but the movement itself to ask that matters be problematized. As corpus of reflexion will be taken four texts of Noemia Varela, an important brazilian art-educator: “Criatividade na escola e formação do professor”, of 1972; “Movimento Escolinhas de Arte: imagens e idéias”, of 1973; “O desafio da formação de recursos humanos para a educação através da arte”, of 1977; and “A formação do arte educador no Brasil”, of 1984. The material will be confronted with contemporary categories of the field of education and art, seeking to speculate its infinite potential for research.||O objetivo deste artigo é explorar algumas considerações acerca da educação, da arte e da relação entre elas, de modo a mostrar a condição interminável desse campo de estudo e investigação. Tomando como horizonte a formação de professores, reitero uma remessa ao entrecruzamento dos processos de subjetivação e o entendimento estético: a estética da existência como tema clássico na história da humanidade e a formação como um complexo e multifacetado processo de produção de subjetividade – formar os outros e formar a si mesmo como uma intrincada arte de existir. O lugar da arte na educação, a relação entre arte e educação, o lugar da arte na vida, o sentido da educação, as implicações entre a vida, a arte e a educação, quem vem antes, quem vem depois, quem depende de quem, quem se serve de quem: não tanto o conteúdo dessa problematização, não tanto as respostas, mas é o próprio movimento de perguntar que interessa ser problematizado. Como corpus de problematização, serão tomados quatro textos da importante arte-educadora brasileira Noêmia Varela, professora da Escolinha de Arte do Recife: “Criatividade na escola e formação do professor”, de 1972; “Movimento Escolinhas de Arte: imagens e idéias”, de 1973; “O desafio da formação de recursos humanos para a educação através da arte”, de 1977; e “A formação do arte educador no Brasil”, de 1984. O material será confrontado com categorias contemporâneas do campo da educação e da arte, buscando-se especular seu potencial infinito de investigação.
ISSN
1983-7348
Periódico
Autor
Pereira, Marcos Villela
Data
25 de outubro de 2010
Formato
Identificador
https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/2205 | 10.5902/198373482205
Idioma
Fonte
Revista Digital do LAV; n. 4 (2010): Revista Digital do LAV - Ano III – Número 04 – Março de 2010; 119-138 | Revista Digital do LAV; n. 4 (2010): Revista Digital do LAV - Ano III – Número 04 – Março de 2010; 119-138 | 1983-7348 | 1983-7348
Assuntos
Education and art; Aesthetic education; Art teaching | Educação e arte; Educação estética; Ensino de arte
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion