-
Cinema-images and conversation networks: escape routes to think about issues concerning gender and sexuality in the school routine||Imagens-cinema e redes de conversações: linhas de fuga para pensar as questões de gêneros e de sexualidades nos cotidianos escolares
- Voltar
Metadados
Descrição
This paper draws some reflections on the results of a study developed in two municipal schools for early childhood education, situated in Vitória, the capital of Espírito Santo, through meetings with teachers and children involving cinematographic images in networks of conversations about genders, sexualities and curricula. Throughout the text, the ways teachers create, in connection with children's fabulations, processes of resistance to the attempts of standardizing curricula and homogenizing bodies, cultures and life. As methodology, the study uses a cartography of the flows and forces generated, having the cinematographic images as the trigger for conversation. The encounters with the cinematographic images followed by conversation networks enabled the expansion of intensive forces that prompt multiple sensations and provoke ruptures in clichés and dogmatic images of thought. Thus, they potentialize the collectivity in the invention of new modes of subjectivation and inventive resistance to the networks of power.||Este artigo apresenta fragmentos de uma pesquisa realizada nos cotidianos de dois centros municipais de educação infantil, localizados na capital do Espírito Santo, que buscou compor encontros com professoras e crianças para pensar a força das imagens cinematográficas em redes de conversações na mobilização da temática gêneros, sexualidades e currículos. Problematiza como professores/as, em conexão com as fabulações das crianças, inventam processos de resistências às tentativas de padronização de currículos e de uniformização dos corpos, das culturas e da vida. Como metodologia, a pesquisa utiliza uma cartografia dos fluxos e forças que se engendram tendo as imagens cinematográficas como elemento disparador das redes de conversações que possibilitam a criação de linhas de vida para os currículos e as escolas. Argumenta que os encontros com as imagens cinematográficas seguidos de redes de conversações possibilitam a expansão de forças intensivas que acionam múltiplas sensações e provocam rupturas nos clichês e nas imagens dogmáticas do pensamento. Dessa forma, potencializam a coletividade na invenção de novos modos de subjetivação e de resistências inventivas às redes de poderes, que tentam silenciar e impedir as conquistas travadas pelos estudos e pesquisas no campo de gêneros, sexualidades e currículos que atravessam os cotidianos escolares.
ISSN
1983-7348
Periódico
Colaboradores
CNPq
Autor
da Silva, Sandra Kretli | Paraíso, Marlucy Alves
Data
27 de julho de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/44121 | 10.5902/1983734844121
Idioma
Direitos autorais
Direitos autorais 2020 Revista Digital do LAV
Fonte
Revista Digital do LAV; 2020: Revista Digital do LAV - v. 13, n. 2, mai./ago. 2020; 126-147 | Revista Digital do LAV; 2020: Revista Digital do LAV - v. 13, n. 2, mai./ago. 2020; 126-147 | 1983-7348 | 1983-7348
Assuntos
Cinema-images, genders, sexualities and curricula, conversation networks. | Imagens-cinema. Gênero e sexualidades. Redes de conversações. Resistências inventivas. Currículos.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion