Descrição
Based on the video tape Birdman, this article presents partial results of a research that discusses conjunctions and disjunctions in the celebration of intercultural dialogues. These processes are perceived as promoting learning. This paper analyzes discourses that advocate in favor of an attitude of respect and distance in relation to ‘otherness’. Guided by the principles of visual culture education, this work interprets information collected through interviews with students of the Visual Arts Teacher Training Course of the School of Visual Arts/UFG discussing the relevance of using advertising images in educational practices.|| A partir do VT publicitário Birdman, este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa que discute conjunções e disjunções na celebração de diálogos interculturais. Estes processos são percebidos como promotores de aprendizagem. O texto analisa discursos que advogam em favor de uma postura de respeito e distância em relação à alteridade. Fundamentado nos princípios da educação da cultura visual, este trabalho interpreta informações coletadas através de entrevistas individuais e focais realizadas com alunos do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Faculdade de Artes Visuais da UFG discutindo a pertinência do uso de imagens publicitárias nas práticas educativas.