-
Effectiveness study of the aurioral approach in a patient with moderate neurosensorial hearning loss||estudo da efetividade da abordagem aurioral na reabilitação em pacientes com perda auditiva neurossensorial moderada
- Voltar
Metadados
Descrição
The objective of this work has been to characterize the speech and language cognitive development of a child that presents moderate neurosensorial hearing loss, submetted to rehabilitation based on an aurioral approach. The methodology firstly consisted of audiological exams involving tonal and vocal audiometry, imitanciometry, and an assessment of hearing potential cerebral trunk of short latency (BERA); a phonoaudiological anamneses and a phonoaudiological assessment involving the assessment of the child´s capacity of hearing, oral comminication, linguistic and dialoical aspects, phonoarticulatory organs and graphic communication. Despite the hearing deficit presented by the chuld (moderate loss), it has been possible to note, by the aspects assessed, that the child presents cognitive and linguistic development compatible with a child within the nornam hearing pattern. It has not been observed a discrepancy in any of the areas described above, especially by the fact that the child of a binaural resonat amplification device, making up for the deficit mentioned. Another factor that must be hibhlighted is the child´s participation in the phonoaudiological therapy based on the aurioral approach, in which hearing is worked, contributing to the satisfactory use of the hearing device and has proved affective in the hearing rehabilitation of patients that present moderate neurosensorial hearing loss.||Este trabalho tem como objetivo caracterizar o desenvolvimento cognitivo, de fala e linguagem de uma criança que apresenta perda auditiva neurossensorial moderada, submetida à realização baseada na abordagem aurioral. A metodologia utilizada foi: primeiramente exames audiológicos constando de audiometria tonal, vocal, imitacional e uma avaliação do potencial auditivo d tronco cerebral de curta latência (BERA), uma anamnese fonoaudiológica constando de avaliação das habilidades auditivas, da comunicação oral, dos aspectos lingüísticos e dialógicos, dos órgãos fonoarticulatórios e da comunicação gráfica. Apesar do déficit auditivo que a criança apresenta (perda moderada), foi possível observar por meio dos aspectos avaliados que a mesma apresenta desenvolvimento cognitivo e lingüístico compatíveis com uma criança que apresenta audição dentro dos padrões da normalidade. Não foi observada defasagem nas áreas descritas acima, principalmente pelo fato de que a criança faz uso de aparelho de ampliação sonora individual binaural, compensando este déficit auditivo já descrito. Outro fator que deve ser ressaltado é a permanência de criança em terapia fonoaudiológica baseada na abordagem aurioral, na qual é trabalhada a audição, contribuindo pra o aproveitamento satisfatório do aparelho auditivo, isso se mostra eficaz na reabilitação auditiva de pacientes que apresentam perda auditiva neurossensorial moderada.
ISSN
1518-1243
Periódico
Autor
Turkowski, Ana Patrícia Fernández | Paixão, Carla Lucélia Bessani | Marques, Ana Cléia de Oliveira | Pires-Jr., Hugo
Data
18 de julho de 2007
Formato
Idioma
Fonte
Iniciação Científica Cesumar; Vol 5 No 1 (2003); 23-28 | Iniciação Científica Cesumar; Vol. 5 Núm. 1 (2003); 23-28 | Iniciação Científica Cesumar; v. 5 n. 1 (2003); 23-28 | 2176-9192 | 1518-1243
Assuntos
desenvolvimento cognitivo | fala e linguagem aurioral | perda auditiva neurossensorial.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado por Pares | Pesquisa Empírica