-
THE MOST INFLUENTIAL TUTOR’S TASKS ON THE HIGHEST LEVELS OF THE STUDENTS’ COLLABORATIVE CRITICAL THINKING IN THE E-FORUM||AS ATIVIDADES DA TUTORIA QUE DESENCADEIAM NÍVEIS SUPERIORES DE REFLEXÃO CRÍTICA COLABORATIVA NO E-FÓRUM
- Voltar
Metadados
Descrição
In the European culture, the didactic dialogue tradition goes back to classical antiquity and assumed essential pedagogical and structural importance in the Socratic ???????. In distance education we can assess the cognitive dimension of dialogue among the participants in the mediation between the learning and educational resources. The e-forum is the most used tool to develop dialogue and collaboration among students about the content, t activities and resources, so they can, individually and in collaboration, build knowledge, solve problems and think critically. The tutor’s support to reflection, collaboration and learning helps the students to explore the features of e-forums and contributes to a more fulfilling and a richer academic experience. This study aimed at identifying the tutor’s online tasks, which are more influential in the highest levels of collaborative critical thinking. A content analysis of about 6000 posts in various Postgraduate and Masters on-line courses was conducted, between 2008 and 2011. The most valued tutor’s tasks identified in a former research (JORGE, 2007) were considered . The eleven tasks were, organized into 3 categories : design, group dynamics and instruction. The students’ contributions were organized into three categories of collaborative critical reflection:1) exploration, 2) integration and 3) resolution / synthesis. To evaluate how the tutor’s contributions reflected in the highest levels of the students’ collaborative critical thinking, the Cramer’s V post-test was used. The tutoring tasks that were most related to the highest levels of critical reflection were: 1) asking open questions to the students, 2) establishing associations among the students' posts and 3) guiding the debate. The study provided useful information on ways to stimulate and improve the quality of dialogue,bringing it to higher cognitive levels, which are described ,analyzed, suggested and justified.||Na cultura europeia, a tradição do diálogo didático remonta à antiguidade clássica e assumiu relevo pedagógico essencial e estruturante na paidéia socrática. Na formação a distância podemos analisar e avaliar a dimensão cognitiva do diálogo entre os participantes, na mediação entre a aprendizagem e os recursos educativos. O e-fórum é a ferramenta mais utilizada para desenvolver o diálogo e a colaboração entre os estudantes em torno dos conteúdos e das atividades e recursos para, individualmente e em colaboração, construírem conhecimento, resolverem problemas ou refletirem criticamente. O apoio da tutoria à reflexão, colaboração e aprendizagem pode explorar as características de e-fóruns e contribuir para uma experiência académica mais gratificante e cognitivamente mais rica. Este estudo teve como objetivo identificar as tarefas da tutoria on-line que melhor explicam os níveis superiores de reflexão crítica colaborativa. Procedeu-se a uma análise de conteúdo de cerca de 6000 mensagens em diversos cursos de Pós-Graduação e de Mestrado entre 2008 e 2011, na modalidade a distância. Nas intervenções da tutoria foram consideradas as 11 tarefas da tutoria mais valorizadas pelos estudantes, organizadas nas categorias conceção, ensino e dinamização e as intervenções dos estudantes foram organizadas em três categorias de reflexão crítica colaborativa: exploração, integração e resolução/síntese. Para avaliar como a intervenção da tutoria se repercute nos níveis superiores de reflexão crítica colaborativa foi utilizado o pós-teste V de Cramer. As tarefas da tutoria que mais se relacionaram com os níveis superiores de reflexão crítica foram: 1) fazer perguntas abertas aos estudantes, 2) estabelecer associações entre mensagens dos estudantes e 3) orientar o debate. O estudo forneceu informações úteis sobre as formas de estimular e melhorar a qualidade do diálogo, elevando-o para níveis cognitivos mais elevados, que serão descritas justificadas e analisadas nas sugestões.
ISSN
1982-6109
Periódico
Autor
Jorge, Idalina Ferreira
Data
18 de junho de 2012
Formato
Idioma
Fonte
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 3, n. 6 (2012) | 19826109
Assuntos
Educação; Educação a Distância | diálogo; e-fórum; e-tutoria; reflexão crítica
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | "Avaliado por Pares"