Descrição
Neste artigo, será feita uma investigação sobre as maneiras pelas quais questões sobre imagem técnica são tematizadas em diferentes produções artísticas, usando como corpus de análise o filme Matrix, de Lana e Lilly Wachowski, e o romance Time Out of Joint de Philip K. Dick. A partir da análise das duas obras, pretendemos discutir o crescente papel das imagens técnicas (aquelas produzidas por meio de processos químicos, elétricos e/ou eletrônicos) na configuração de noções de realidade, fazendo com que aspectos do simulacro e do hiper-real se infiltrem na percepção intersubjetiva que o indivíduo tem do mundo. Considerando a fortuna crítica sobre o assunto e do estudo do filme e do romance supracitados, indicaremos como a profusão de imagens técnicas, em especial na contemporaneidade, inaugura uma tensão entre o próprio conceito de representação e o real, problematizando questões de referência e cópia. Além disso, por meio da análise de Matrix e Time Out of Joint, veremos como obras de diferentes meios (nesse caso, o cinematográfico e o literário) tematizam esses discursos, abrindo perspectivas de entendimento para o papel e a influência da imagem técnica no terreno das artes e da cultura de massa.