Descrição
Este texto tem como tema a análise da segunda versão do documento nacional intitulado Base Nacional Comum Curricular na área da Arte Visual. É síntese de uma fala apresentada no IV Encontro Sul do Arte na Escola realizado na FURB, Blumenau, SC. Apresenta-se a seguinte estrutura: a formação dos professores e o perfil desses profissionais; as vivências em ensino da Arte nos últimos anos e os processos legais implicados; os processos de escolha, seleção e organização curricular; o que a BNCC sinaliza acerca das artes visuais; e, por fim, reflete-se como as práticas atuais sinalizam processos de resistência na realidade escolar. Compreende-se que os documentos curriculares são parte do processo curricular, mas que, na prática, os professores apoiam suas escolhas em outros aspectos relacionados ao cotidiano escolar, ao contexto e ao que conhecem e compreendem por arte. Ainda, a BNCC compreende a Arte como linguagem e o documento acena algumas fragilidades em relação à formação polivalente no que tange aos anos iniciais. Em relação aos objetivos, o documento articula temas integradores que limitam, na maneira como são apresentados, a compreensão da arte. Os elementos metodológicos não são claros, fragilizando, assim, a compreensão dos professores em relação à epistemologia que permeia o documento na área das Artes Visuais.