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Mudar o discurso: por uma decolonialização da mente docente na Amazônia||Change the speech: by a decolonialization of the mind teacher in the Amazon
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Metadados
Descrição
Atualmente no Brasil, e na Amazônia principalmente, os docentes desde suas formações iniciais são programados a serem negativos “espelhos eurocêntricos”. Os ideais colonizadores são alocados no pódio de verdade absoluta ou conhecimento ideal, posto que “civilizado” e “moderno”. “Nossa educação expressa, reproduz e fundamenta a colonização que marca nossos saberes, práticas e poderes” (ZANOTELLI, 2014, p. 491). Pensar sobre isso é nosso objetivo neste artigo. A metodologia é a exploração bibliográfica revisional qualitativa, levada a efeito sob o plasma do método indutivo. As conclusões que podem ser inferidas remetem a uma premente necessidade de ver as colonizações brasileira e amazônica a partir de novos paradigmas, os quais devem parar de contar a história com base na versão dos vencedores, dominadores, exploradores, em ato que transcenda a descolonialidade e seja decolonial.||Currently in Brazil, and in the Amazon mainly, teachers from their initial formations are programmed to be negative “eurocentric mirrors”. Colonial ideals are allocated on the podium of absolute truth or ideal knowledge, since “civilized” and “modern”. “Our education expresses, reproduces and grounds the colonization that marks our knowledge, practices and powers” (ZANOTELLI, 2014, 491). Thinking about it is our goal in this article. The methodology is the qualitative revisionary bibliographic exploration carried out under the plasma of the inductive method. The conclusions that can be inferred refer to a pressing need to see the Brazilian and Amazonian settlements from new paradigms, which must stop telling the story based on the version of the winners, dominators, explorers, in an act that transcends decoloniality and be decolonial.
ISSN
2357-7142
Autor
Teles, Tayson Ribeiro
Data
29 de junho de 2017
Formato
Identificador
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/3590 | 10.18316/recc.v22i2.3590
Idioma
Direitos autorais
Direitos autorais 2017 Educação, Ciência e Cultura
Fonte
Educação, Ciência e Cultura; v. 22, n. 2 (2017); p. 09-22 | 2236-6377
Assuntos
Educação; Ciências Humanas; Epistemologia; Cultura e Sociedade; Linguagem; Identidade; | Reflexões; Docência; Amazônia Brasileira; Pós-colonialismo; Decolonialidade. | Reflections; Teaching; Brazilian Amazonia; Postcolonialism; Decoloniality.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion