-
AVALIANDO COMPROMISSOS COM A SUSTENTABILIDADE E A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL: O CASO DA UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ||EVALUATING COMMITMENTS TO SUSTAINABILITY AND SOCIALENVIRONMENTAL RESPONSIBILITY: THE CASE OF THE UNIVERSITY OF VALE DO ITAJAÍ||EVALUANDO COMPROMISOS CON LA SOSTENIBILIDAD Y LA RESPONSABILIDAD SOCIOAMBIENTAL: EL CASO DE LA UNIVERSIDAD DEL VALE DO ITAJAÍ
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo apresenta os resultados do diagnóstico de avaliação de políticas de sustentabilidade da Red de Indicadores de Universidades Sostenibles (RISU), na Universidade do Vale do Itajaí, Santa Catarina. Traça um panorama da articulação de pesquisadores de redes nacionais e internacionais sobre a temática da sustentabilidade na Educação Superior. Apresenta a trajetória e o desdobramento das ações realizadas na Universidade do Vale do Itajaí no diagnóstico de indícios de ambientalização em seus cursos de graduação e de estratégias e práticas sustentáveis e de responsabilidade socioambiental na instituição. Destaca a participação na organização em seminários nacionais e fóruns internacionais sobre o tema, com redes nacionais e internacionais que participam da ARIUSA, como também na coordenação e articulação das 13 Instituições de Educação Superior do Brasil que participaram do projeto. O enfoque metodológico utilizado foi de cunho quanti-qualitativo, com a aplicação de questionário com 114 indicadores distribuídos em 11 dimensões sobre a possibilidade de aplicação da sustentabilidade e da responsabilidade social nas universidades. Como resultados, a análise apontou fragilidades que dizem respeito aos indicadores de sustentabilidade na dimensão da docência, principalmente quanto à avaliação da aprendizagem e uma metodologia para verificar a incorporação da sustentabilidade nas disciplinas. A universidade destacou-se principalmente nas dimensões da sensibilização e da participação – Extensão/ Ensino e da Responsabilidade Socioambiental. Ainda, no âmbito institucional, destacam-se a formulação e os subsídios para o Programa UNIVALI Sustentável e a revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Conclui-se identificando alguns desafios que exigem um compromisso das IES no Brasil na transição e na incorporação da cultura da sustentabilidade como política efetiva.||This article presents the results of the diagnostic evaluation of sustainability of the Network of Sustainability Indicators in Universities (RISU) at the University of Vale do Itajaí, Santa Catarina. It gives a panorama of the joint actions of researchers of national and international networks around the theme of sustainability in Higher Education. It presents the history and the unfolding of actions carried out at the University, in the diagnosis of environmental indicators of their graduate courses, sustainable strategies and practices, and actions of environmental responsibility at the institution. It highlights the participation, in the organization, in national seminars and international forums on the theme, with national and international networks involved in the ARIUSA, and the coordination and articulation of the 13 institutions of Higher Education in Brazil that participate in the project. The methodological focus used was both quantitative and qualitative, with the application of a questionnaire with 114 indicators distributed across 11 dimensions covering the possibility of applying sustainability and social responsibility in the universities. By way of results, the analysis indicated fragilities related to the sustainability indicators in the teaching dimension, particularly concerning the evaluation of the sustainability indicators in the learning process, and the evaluation of learning, and a methodology to determine the incorporation of sustainability into the courses. The university stood out especially in the dimensions of raising awareness and participation – Extension/Teaching and of Social-environmental Responsibility. Also, in the institutional scope – the formulation and funding for the Sustainable Univali Program, and the review of the Institutional Development Plan (IDP), were pointed out. It concludes by identifying some challenges that demand a commitment of HEIs in Brazil in the transition and incorporation of the culture of sustainability as an effective policy.||Este artículo presenta los resultados del diagnóstico de evaluación de las políticas de sostenibilidad de la Red de Indicadores de Universidades Sostenibles (RISU) en la Universidad del Vale do Itajaí, Santa Catarina. Describe el panorama de la articulación de investigadores de redes nacionales e internacionales sobre la temática de la sostenibilidad en la Educación Superior. Presenta la trayectoria y el desdoblamiento de las acciones realizadas en la Universidad del Vale do Itajaí en el diagnóstico de indicios de ambientalización en sus cursos de grado y de estrategias y prácticas sostenibles y de responsabilidad socioambiental en la institución. Destaca la participación en la organización de Seminarios nacionales y Foros internacionales sobre el tema, con redes nacionales e internacionales que participan de la ARIUSA, así como en la coordinación y articulación de las 13 Instituciones de Educación Superior de Brasil que participaron en el Proyecto. El enfoque metodológico utilizado fue de cuño cuanti-cualitativo, con la aplicación de un cuestionario con 114 indicadores distribuidos en 11 dimensiones sobre la posibilidad de aplicación de la sostenibilidad y responsabilidad social en las universidades. Como resultado, el análisis apuntó fragilidades relativas a los indicadores de sostenibilidad en la dimensión de la docencia, principalmente en cuanto a la evaluación del aprendizaje, y una metodología para verificar la incorporación de la sostenibilidad en las asignaturas. La universidad se destacó principalmente en las dimensiones de la sensibilización y participación – Extensión / Enseñanza y de la Responsabilidad Socioambiental. Asimismo, en el ámbito institucional se destaca la formulación y bases para el Programa Univali Sostenible y revisión del Plan de Desarrollo Institucional (PDI). Se concluye identificando algunos desafíos que exigen un compromiso de las IES en Brasil en la transición e incorporación de la cultura de la sostenibilidad como política efectiva.
ISSN
1984-7114
Periódico
Colaboradores
vice-reitores de Ensino, de Pós Graduação, Extensão e Cultura, e de Planejamento e aos gestores e funcionários da UNIVALI, que participaram do levantamento dos dados: Prof. Rogério Correa, Prof. Pedro Floriano dos Santos, Profa. Regina Celia Linhares Host
Autor
Guerra, Antonio Fernando Silveira | Orsi, Raquel Fabiane Mafra | Carletto, Denise Lemke | Pereira, Yára Christina Cesário
Data
7 de agosto de 2015
Formato
Identificador
https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/6972 | 10.14210/contrapontos.v15n2.p165-184
Idioma
Editor
Fonte
Revista Contrapontos; v. 15, n. 2 (2015); 165-184 | Revista Contrapontos; v. 15, n. 2 (2015); 165-184 | 1984-7114 | 1519-8227
Assuntos
Educação | Sustentabilidade, Educação Ambiental, Educação Superior | Sustainability; Environmental Education; Higher Education. | Sostenibilidad; Educación Ambiental; Educación Superior.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion