-
HISTÓRIA E MEMÓRIA DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO||HISTORY AND MEMORY OF THE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO||HISTORIA Y MEMORIA DEL INSTITUTO DE EDUCACIÓN DE PERNAMBUCO
- Voltar
Metadados
Descrição
O trabalho discute a transição da Escola Normal Oficial de Pernambuco para o Instituto de Educação de Pernambuco, hoje denominada Escola Sylvio Rabello. A pesquisa representa contribuição para a história das instituições de ensino do Recife, sobretudo para preservação da memória histórica de uma instituição escolar responsável pela formação de mestres das primeiras letras no século XX. A escola, como toda instituição social, sempre foi objeto de inúmeras pesquisas. Desde sua origem até os dias atuais busca-se conhecer a importância de tal instituição para a sociedade, uma vez que influencia na formação dos indivíduos. O objetivo é estudar a história da Escola Normal de Pernambuco até a criação do Instituto de Educação, levando em consideração as práticas pedagógicas, políticas, sociais e as transformações econômicas que consolidaram uma nova sociedade. Observar-se-á que nesse processo também houve a questão da inserção do gênero feminino, e é nessa conjuntura que se volta o olhar para refletir quais foram os motivos que levaram as mulheres a buscar, num ambiente extrafamiliar, uma formação intelectual oposta ao pensamento vigente à época em que, para a mulher, estava reservado o papel de mãe e de dona de casa. A pesquisa tem como referência renomados autores, entre eles: Le Goff e a forma de organização dos documentos; Michel Foucault e a questão do comportamento disciplinador; e Bassanezi, que ajuda a compreender como se dá esse processo de saída da mulher do lar para frequentar a sala de aula. Além das fontes apresentadas, recorrer-se- às ideias consolidadas e construídas por pesquisadores que dedicaram seus estudos à história da educação brasileira. Para responder às interrogações, a metodologia utiliza busca no arquivo do Instituto de Educação de Pernambuco-IEP, no arquivo público estadual e na Fundação Joaquim Nabuco-FUNDAJ. Ademais, a metodologia adotada envolve referências bibliográficas, relatos pessoais (entrevistas com normalistas), utilização de documentários, jornais da época; além da análise iconográfica, que possibilita o conhecimento dos valores, dos costumes, das opiniões, as relações sociais e familiares vivenciadas pelas informantes.||The paper discusses the transition from the Escola Normal Oficial de Pernambuco (Official Normal School of Pernambuco) to the Instituto de Educação de Pernambuco (Pernambuco Institute of Education), now called the Sylvio Rabello School. The research represents a contribution to the history of educational institutions in Recife, aiming to preserve the historical memory of a school institution that was responsible for training Masters of the first Letters degrees of the Twentieth century. The school, like any other social institution, has been the subject of countless studies. From its origin to the present day, researchers have investigated the importance of this institution to society, as it influences the training of individuals. Our objective is to study the history of the Escola Normal de Pernambuco up until the creation of the Instituto de Educação, taking into account the pedagogical, political, social and economic transformations that consolidated a new society. It is observed that in this process, there was also the question of the insertion of women, and it is at this juncture that we turn our gaze to reflect on what motivated women to look for intellectual training outside the home, at a time when women were expected only to become mothers and housewives. The research uses renowned authors for theoretical background, including: Le Goff on the form of organization of the documents; Michel Foucault on the question of disciplinary behavior; And Bassanezi, who helps us understand this process of women leaving the home to attend educational institutions. In addition to the sources presented, we also use ideas consolidated and built upon by researchers who have dedicated their studies to the history of Brazilian education. To answer the questions, the methodology involves a search in the archives of thee Pernambuco-IEP Institute of Education, the state public archive, and the Joaquim Nabuco-FUNDAJ Foundation. The adopted methodology also involves bibliographical references, personal reports (interviews with adherents of normalism), use of documentaries, newspapers of the time; and iconographic analysis, that gave a better understanding of the values, customs, opinions, and social and family relations experienced by the informants.||El trabajo discute la transición de la Escuela Normal Oficial de Pernambuco al Instituto de Educación de Pernambuco, hoy denominada Escuela Sylvio Rabello. La investigación representa una contribución a la historia de las instituciones de enseñanza de Recife, sobre todo para preservar la memoria histórica de una institución escolar responsable por la formación de maestros de las primeras letras en el siglo XX. La escuela, como toda institución social, siempre ha sido objeto de innumerables investigaciones. Desde su origen hasta los días actuales se busca conocer la importancia de tal institución para la sociedad, una vez que influye en la formación de los individuos. Nuestro objetivo es estudiar la historia de la Escuela Normal de Pernambuco hasta la creación del Instituto de Educación, teniendo en cuenta las prácticas pedagógicas, políticas, sociales y las transformaciones económicas que consolidaron una nueva sociedad. Se observa que en este proceso también tuvo lugar la cuestión de la inserción del género femenino, y es en esa coyuntura que volvemos la mirada para reflexionar cuáles fueron los motivos que llevaron a las mujeres a buscar, en un ambiente extra familiar, una formación intelectual, opuesta al pensamiento vigente en la época en que, para la mujer, estaba reservado el papel de madre y de ama de casa. La investigación tiene como referencia renombrados autores, entre ellos: Le Goff y la forma de organización de los documentos; Michel Foucault y la cuestión del comportamiento disciplinador; Y Bassanezi, que ayuda a comprender cómo se da este proceso de salida de la mujer del hogar para presenciar el aula. Además de las fuentes presentadas vamos a recurrir a ideas consolidadas y construidas por investigadores que dedicaron sus estudios a la historia de la educación brasileña. Para responder a las interrogantes, la metodología utiliza búsqueda en el archivo del Instituto de Educación de Pernambuco-IEP, en el archivo público estadual y en la Fundación Joaquim Nabuco-FUNDAJ. Además, la metodología adoptada involucra referencias bibliográficas, relatos personales (entrevistas con normalistas), utilización de documentales, diarios de la época; además del análisis iconográfico, que posibilita el conocimiento de los valores, de las costumbres, de las opiniones, las relaciones sociales y familiares vivenciadas por las informantes.
ISSN
1984-7114
Periódico
Colaboradores
CAPES
Autor
Simões, José Luis | Figuerôa, Ana Paula Rodrigues
Data
26 de setembro de 2018
Formato
Identificador
https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/12342 | 10.14210/contrapontos.v18n3.p212-226
Idioma
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2018 Revista Contrapontos | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista Contrapontos; v. 18, n. 3 (2018): CONTRAPONTOS; 212-226 | Revista Contrapontos; v. 18, n. 3 (2018): CONTRAPONTOS; 212-226 | 1984-7114 | 1519-8227
Assuntos
História da Educação | Educação; História; Instituição de ensino | Education; History; Educational institution | Educación; Historia; Institución de enseñanza
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion