-
THE GESTURE IS WRITING IN THE AIR: IDEATIONAL REPRESENTATION OF THE WORD AND APPROPRIATION OF WRITING IN VYGOTSKY||LA SEÑAL ES LA ESCRITA EN EL AIRE: REPRESENTACIÓN DE IDEA DE PALABRA Y APROPIACIÓN DE LA ESCRITURA EN VYGOTSKY||O GESTO É A ESCRITA NO AR: REPRESENTAÇÃO IDEATIVA DE PALAVRA E APROPRIAÇÃO DA ESCRITA EM VIGOTSKI
- Voltar
Metadados
Descrição
This theoretical text focuses on the development of written language as a higher mental function. It aims to highlight the ideational representation of the word as a minimum unit of analysis for understanding the development of written language. By affirming that writing is to write ideas, this analysis is supported by the historical-cultural perspective of human development. Throughout this essay, and taking as its axis the periodization of the formation of concepts in Vygotsky, we analyze the appropriation of writing from the concept of word. We point out that the psychic act embodied in writing is not based on the treatment or on the external use that the child makes of the word orally, but in its representation as a concept. We argue, therefore, that the formation of the concept of word, both in its semantic dimension and in its morphology and phonetics, is imposed as tasks of a developmental education from early childhood education, thus building the substrate for the appropriation of writing itself, in the subsequent school years.||En este texto de naturaleza teórica se focaliza el desarrollo del lenguaje escrito como función psíquica superior. Su objetivo es apuntar la representación de idea de la palabra como unidad mínima de análisis a la comprensión del desarrollo del lenguaje escrito. Al afirmar que escribir es grafiar ideas, este análisis se ancla en la perspectiva histórico-cultural de desarrollo humano. A lo largo de la presente exposición y tomándose como eje la periodización de la formación de conceptos en Vygotsky, se busco analizar La apropiación de la escritura a partir del concepto de palabra. Apuntamos que el acto psíquico consubstanciado en la escritura no radica en el trato o uso externo que el niño hace de la palabra oralmente, pero sí, de su representación como concepto. Abogamos, pues, que la formación del concepto de palabra, en su dimensión semántica y en su morfología y fonética se imponen como tareas de una enseñanza desarrollada desde la educación infantil, construyéndose, así, el substrato a la adquisición de la escritura propiamente dicha, en los años de escolarización subsecuentes. ||Este texto de natureza teórica focaliza o desenvolvimento da linguagem escrita como função psíquica superior. Seu objetivo é apontar a representação ideativa da palavra como unidade mínima de análise para a compreensão do desenvolvimento da linguagem escrita. Ao afirmar que escrever é grafar ideias, esta análise ampara-se na perspectiva histórico-cultural de desenvolvimento humano. Ao longo da presente exposição e tomando como eixo a periodização da formação de conceitos em Vigotski, buscamos analisar a apropriação da escrita a partir do conceito de palavra. Apontamos que o ato psíquico consubstanciado na escrita não radica no trato ou no uso externo que a criança faz da palavra oralmente, mas sim de sua representação como conceito. Advogamos, pois, que a formação do conceito de palavra, tanto em sua dimensão semântica, quanto em sua morfologia e fonética, se impõe como tarefas de um ensino desenvolvente desde a educação infantil, construindo-se, assim, o substrato para a aquisição da escrita propriamente dita nos anos de escolarização subsequentes.
ISSN
1984-7114
Periódico
Colaboradores
não há
Autor
Franco, Adriana Fatima | Martins, Lígia Márcia
Data
7 de março de 2021
Formato
Identificador
https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/15261 | 10.14210/contrapontos.v20n1.p121-137
Idioma
Editor
Direitos autorais
Direitos autorais 2021 Revista Contrapontos | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Revista Contrapontos; v. 20, n. 1 (2020): CONTRAPONTOS; 121-137 | Revista Contrapontos; v. 20, n. 1 (2020): CONTRAPONTOS; 121-137 | 1984-7114 | 1519-8227
Assuntos
Writing development; Historic-cultural psychology; Concept of word. | Desarrollo de la escrita; Psicología histórico-cultural; Concepto de palabra. | Educação | Desenvolvimento da escrita; Psicologia Histórico-Cultural; Conceito de palavra.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion