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Contribution of cognitive psychology to the design of procedural instructions||A contribuição da psicologia cognitiva para o design de instruções de procedimentos cognitivos, recomendações do design, instruções de procedimentos, trabalhos técnicos
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Metadados
Descrição
The aim of this paper is to show how cognitive psychology can help technical writers to improve the design of procedural instructions. In order to achieve this goal, the first part compares the characteristics of procedural instructions to other kinds of text. The emphasised characteristics of procedural instructions deal with their pragmatic goal, complexity of use (with a user - document - appliance interaction) and efficiency constraints. The second part of the paper reports theoretical considerations and research results concerning human cognitive processes implied in the processing of this specific kind of information, such as reading goals, understanding, action planning, inference making. Based on these characteristics, the third part proposes design solutions which can enhance the quality of procedural instructions, such as "using pictures together with text to help mental model elaboration", "following a use-order principle to improve action planning", "using numbered lists of instructions to facilitate switching activities and reduce cognitive load" and "using headings or pictures to help execute control activities". The paper concludes with the necessity of user-testing to complement these recommendations in order to obtain quality documentation.||Este trabalho objetiva demonstrar como a psicologia cognitiva pode ajudar escritores de assuntos técnicos a melhorar o design das instruções de procedimentos. Para tanto, a primeira parte do trabalho compara as características destas instruções a outros tipos de texto. Tais características referem-se a seu objetivo pragmático, à complexidade de uso (com o mecanismo de interação do usuário - documento) e restrições quanto à eficiência. A segunda parte apresenta as considerações teóricas e os resultados da pesquisa no que se referem aos processos cognitivos humanos implicados no processamento deste tipo específico de informação, tais como propósitos de leitura, compreensão, programa de ação, inferências. Com base nestas características, a terceira parte deste trabalho propõe soluções de design que possam vir a melhorar a qualidade das instruções de procedimentos, tais como “a introdução de fotos no texto, para auxiliar a elaboração de modelos mentais”, “obediência a um princípio de uso-pedido, para melhorar o programa de ação”, “uso de lista de instruções numeradas, para facilitar a troca de atividades e reduzir a carga cognitiva” e” uso de cabeçalhos ou fotos, para ajudar na execução de atividades controladas”. E, por fim, a conclusão, onde se considera a necessidade de um teste de usuário na complementação destas recomendações a fim de se obter uma documentação de qualidade. [ Download ]
ISSN
1808-5377
Periódico
Autor
Ganier, Franck
Data
9 de setembro de 2010
Identificador
https://www.infodesign.org.br/infodesign/article/view/1 | 10.51358/id.v1i1.1
Direitos autorais
Copyright (c) 2014 InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação
Fonte
InfoDesign - Brazilian Journal of Information Design; Vol. 1 No. 1 (2004); 16-28 | InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação; Vol. 1 Núm. 1 (2004); 16-28 | InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação; v. 1 n. 1 (2004); 16-28 | 1808-5377
Assuntos
cognitive processes | design recommendations | procedural instructions | technical writing | design | psicologia
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | estudo de caso