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RITMO BIOLÓGICO, SONOLÊNCIA DIURNA E RENDIMENTO ESCOLAR EM ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA
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Metadados
Descrição
Introdução: Os estudantes estão sujeitos a alterações do seu padrão do ciclo sono vigília devido às altas demandas acadêmicas e a horários irregulares de aulas. Em termos biológicos, de acordo com o cronótipo, podem apresentar atraso da fase de sono, caracterizado por horários mais tardios de dormir e acordar, além de modificações na duração de alguns estágios de sono que podem interferir diretamente nos processos cognitivos e de aprendizagem. Objetivos: Avaliar e correlacionar o cronótipo, a sonolência diurna, e o rendimento escolar em estudantes de Fisioterapia. Metodologia: Tratou-se de uma pesquisa transversal, quantitativa e analítica. Os alunos responderam a 02 instrumentos de pesquisa, validados na literatura, o Questionário de Cronótipo de Munique (MCTQ) e a Escala de Sonolência de Epworth (ESE). Foram coletados também os dados referentes à idade, sexo e período do curso. Resultados: Foram avaliados 92 estudantes, sendo a maioria classificado como ligeiramente matutino e ligeiramente vespertino (50%). 52,2% apresentavam sonolência diurna excessiva. Quando feito a correlação entre nota pontuação na ESE foi observado correlação negativa significativa entre os alunos caracterizados com cronótipo vespertino. Conclusão: Conclui-se que a maioria dos estudantes apresentam sonolência diurna, e aqueles com maior pontuação na ESE foram os alunos classificados como vespertino.Palavras-chaves: Fisioterapia; Saúde Escolar; Sono.
ISSN
1984-4298
Periódico
Autor
Rodrigues, Amanda Otoni | Miranda, Beatriz Pereira | Nascimento, Cleusa Maria Arantes Rodrigues do | Morais, Lilian Beira de | Cabrinha, Roberta de Jesus Souza | Ribeiro, Fabiane Alves de Carvalho
Data
17 de outubro de 2017
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2017 Movimenta (ISSN 1984-4298)
Fonte
Movimenta (ISSN 1984-4298); v. 10 n. 3 (2017); 557-566 | 1984-4298
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion