Descrição
A satisfação é um forte indicador da qualidade da assistência à saúde, englobando aspectos gerais da vida e do bem-estar dos indivíduos, contribuindo de forma importante como um parâmetro de avaliação e julgamento das expectativas dos próprios pacientes. O presente estudo, de caráter quantitativo, descritivo e transversal, objetivou avaliar o índice de satisfação do paciente com o atendimento recebido na clínica escola de Fisioterapia da UEGESEFFEGO. Participaram 72 pacientes que responderam a um questionário validado para coleta de informações sobre a satisfação. Procurou-se identificar fatores significantes na inter-relação da satisfação do atendimento com outros aspectos da estrutura, e em quais itens os pacientes da clínica estavam mais satisfeitos e quais estavam menos satisfeitos. Na análise dos dados, foi utilizado o programa estatístico SPSS 11.0 for Windows. Os resultados apontaram que no geral foi encontrado um alto nível de satisfação, sendo os domínios com maior índice de satisfação os referentes à interação terapeuta-paciente e os de menor satisfação os referentes à estrutura física do local. Através deste estudo foi possível conhecer os fatores que influenciam na satisfação dos pacientes com o atendimento fisioterapêutico, estabelecendo um elo de confiança entre terapeutas e pacientes, além da possibilidade de contribuir com o processo administrativo e de planejamento, necessários ao incremento na qualidade dos serviços, auxiliando desta forma na retenção dos pacientes atuais e o recrutamento de pacientes novos