Descrição
It’s hard to tell where education begins and where literacy ends. This varies from culture to culture; for some cultures literacy is a process that ends when the person is educated (continental European model), while in other cultures education is what leads a person to literacy (Anglo-Saxon model). Anyway, with regard to education for the media, the key is to keep the two terms under discussion, and this is a trend in the evolution of literacy in the 21st century. This paper discusses the increase in this form of literacy, which cannot do without a knowledge of information in its various dimensions, whether it is news, data or documents.||É difícil dizer onde começa a educação e termina o letramento. Isso varia de cultura para cultura, para algumas o letramento é um processo que termina quando a pessoa é educada (modelo europeu continental), enquanto que em outras a educação é o que conduz a pessoa à alfabetização (modelo anglo-saxão). De toda forma, no que se refere à educação para os meios de comunicação, o fundamental é manter os dois termos em debate, e esta é uma tendência verificada na evolução da alfabetização no século XXI. Este artigo aborda o aumento desta forma de alfabetização, que tem por característica não poder prescindir de um conhecimento da informação em suas várias dimensões, sejam elas notícias, dados ou documentos.