-
Práticas Educomunicativas e a redução da violência no contexto escolar||Educommunicative Practices and Reduction of Violence in School Context
- Voltar
Metadados
Descrição
This paper proposes to address the issue of educommunicative practices such as actions of conflict mediation based on the promotion of dialogue and on rapprochement between various social actors present in the educational process. Our scope is the school locus, where the Educom.Rádio project was implemented, to the extent that the actual direction of Educommunication to public policy — at that time (2001-2004) — occured because São Paulo public shools needed innovative alternatives that could promote the reduction of violence in that context. After more than a decade of the end of that project, we consider appropriate to examine the effectiveness of the actions of educommunicators in reducing school violence. This can be identified mainly with the improvement of interpersonal and intergroups dialogical relationships and with the promotion of Culture of Peace.||Este texto se propõe a abordar a questão das práticas educomunicativas como ações de mediação de conflitos baseadas na promoção do diálogo e na aproximação entre os diversos atores sociais presentes no processo educativo. Nosso recorte é para o locus escolar, onde foi implementado o projeto Educom.Rádio, na medida em que o direcionamento efetivo da Educomunicação para o âmbito das políticas públicas, naquela ocasião (2001-2004), ocorreu pela demanda apresentada pela rede pública paulistana por alternativas inovadoras que promovessem a redução da violência nas escolas. Passada mais de uma década do encerramento daquele projeto, consideramos oportuno analisar a efetividade das ações dos educomunicadores na redução da violência escolar. Esta pode ser identificada, principalmente, com a melhoria das relações dialógicas interpessoais/intergrupos e com a promoção da Cultura da Paz.
ISSN
0104-6829
Periódico
Autor
Consani, Marciel A. | Maccagnini, Maria Carolina Aguilera
Data
1 de outubro de 2015
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/102301 | 10.11606/issn.2316-9125.v20i2p83-91
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2015 Comunicação & Educação
Fonte
Comunicação & Educação; v. 20 n. 2 (2015); 83-91 | Comunicação & Educação; Vol. 20 No. 2 (2015); 83-91 | Comunicação & Educação; Vol. 20 Núm. 2 (2015); 83-91 | 2316-9125 | 0104-6829
Assuntos
educommunication | dialogue | school violence | Cultura of Peace | public school | Educomunicação | Dialogicidade | Violência Escolar | Cultura da Paz | Escola Pública
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion