Descrição
O objetivo deste artigo é identificar a pertinência da educomunicação para os cursos de jornalismo, com ênfase nas contribuições de Paulo Freire, fundamentado nas experiências realizadas em cursos de jornalismo nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A análise parte da aplicabilidade do pensamento de Freire aos estudos jornalísticos, com base nas reflexões de Meditsch e Faraco, Oliveira e Ijuim, e resgata o diálogo e formação crítica para o exercício de um jornalismo capaz de promover a emancipação e libertação de sujeitos protagonistas, que assumam o controle e a responsabilidade numa sociedade midiatizada e mediada pela comunicação e tecnologia. As experiências mostram a apropriação do conceito da Educomunicação, a partir de Soares e Citelli, no ensino superior, alicerçada no tripé “ensino, pesquisa e extensão”.||The objective of this article is to identify the relevance of Educommunication for Journalism programs, with emphasis in the Paulo Freire’s contributions, based on the experiences of Journalism programs in the state of Mato Grosso and Mato Grosso do Sul. The analysis starts from the applicability of Freire’s thought to journalistic studies, based on the reflections of Meditsch and Faraco, Oliveira, and Ijuim, and rescues the dialogue and critical training for the exercise of Journalism capable of promoting the emancipation and liberation of protagonist subjects, who assume control and responsibility in a mediated society conciliated by communication and technology. The experiences show the appropriation of the concept of Educommunication, from Soared and Citelli, in higher education, based on the tripod “teaching, research and extension.”