-
Design thinking in advertising: a teaching-learning proposal for the development of projects||Design thinking na publicidade: uma proposta de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de projetos
- Voltar
Metadados
Descrição
This study shows a teaching-learning proposal for the development of advertising projects with design thinking (DT), considering undergraduate students in Advertising as target audience. The bibliographic review includes themes about: teaching of advertising projects, Design Thinking, and Constructive Alignment, followed by the details of the teaching-learning proposal and the elements that constitute it. The obtained results evidenced the effectiveness of the proposal and point out the immersion as the DT stage with more difficulty to perform by the students. The proposal can help teachers in the field to replicate the experience through the materials and resources described and, in addition, the construction course itself can be a guide to compose other proposals aimed at advertising teaching.||Neste artigo, apresentamos uma proposta de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de projetos publicitários com design thinking (DT), considerando como público-alvo estudantes de graduação em Publicidade e Propaganda. A revisão bibliográfica compreende os temas: ensino de projetos publicitários, DT e alinhamento construtivo (AC); seguida do detalhamento da proposta de ensino-aprendizagem e dos elementos que a compõem. Os resultados obtidos evidenciaram a efetividade da proposta de ensino-aprendizagem e apontam a imersão como a fase do DT que os alunos sentem mais dificuldade de realizar. A proposta pode auxiliar professores da área a replicar a experiência por meio dos materiais e recursos disponibilizados e, além disso, o próprio percurso de construção pode servir como orientação para compor outras propostas visando o ensino de Publicidade e Propaganda.
ISSN
0104-6829
Periódico
Autor
Souza, Amarinildo Osório de | Mendonça, Andréa Pereira
Data
31 de maio de 2019
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/147448 | 10.11606/issn.2316-9125.v24i1p30-43
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 Comunicação & Educação
Fonte
Comunicação & Educação; v. 24 n. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 30-43 | Comunicação & Educação; Vol. 24 No. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 30-43 | Comunicação & Educação; Vol. 24 Núm. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 30-43 | 2316-9125 | 0104-6829
Assuntos
Constructive Alignment | Design Thinking | Advertising Teaching | Advertising Projects | Learning Scripts | Alinhamento Construtivo | Design Thinking | Ensino de Publicidade | Projetos Publicitários | Roteiros de Aprendizagem
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion