-
Sem modo avião: jovens e leitura de livros, hoje||No flight mode: young people and book reading today
- Voltar
Metadados
Descrição
Based on the concept of reading as social practice and inspired by cultural history studies and literacy theories, this work presents a discussion about reading practices of young high school students of a Brazilian public school, especially regarding the devices most used for carrying and reading texts. To verify the practices of this group of readers, two focus groups were conducted with second - and third - year students in the school environment. Discussions were recorded in audio and later transcribed and analyzed. The results indicate non-exclusive and quite diversified uses of multiplatform books, contradicting a polarizing discourse that seems to be more interested in industry and the market than the people.
Keywords: book; reading practices; digital technologies.||Com base em uma concepção de leitura como prática social e inspirado em estudos de história cultural e teorias de letramento, este trabalho traz uma discussão sobre a relação de jovens estudantes de ensino médio, matriculados em uma escola pública federal, com as práticas de leitura – especialmente em relação aos dispositivos mais empregados para o porte e a leitura de textos. Para alcançar o objetivo de conhecer as práticas desse grupo de leitores, foram conduzidos dois grupos focais com estudantes de segundo e terceiro anos no ambiente escolar. Os debates foram gravados em áudio e posteriormente transcritos e analisados. Os resultados apontam para usos não excludentes e bastante diversificados dos livros multiplataforma, contradizendo um discurso polarizador que parece interessar mais à indústria e ao mercado do que ao próprio leitor.
ISSN
0104-6829
Periódico
Autor
Ribeiro, Ana Elisa
Data
28 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/159026 | 10.11606/issn.2316-9125.v25i1p93-108
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Ana Elisa Ribeiro | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Comunicação & Educação; v. 25 n. 1 (2020): A comunicação e a educação na era digital: os desafios da COVID19; 93-108 | Comunicação & Educação; Vol. 25 No. 1 (2020): A comunicação e a educação na era digital: os desafios da COVID19; 93-108 | Comunicação & Educação; Vol. 25 Núm. 1 (2020): A comunicação e a educação na era digital: os desafios da COVID19; 93-108 | 2316-9125 | 0104-6829
Assuntos
Book | Reading practices | Digital technologies | Livro | Práticas de leitura | Tecnologias digitais
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion