-
Representações e discursividades da educação na comunicação||Representações e discursividades da educação na comunicação
- Voltar
Metadados
Descrição
A partir da ótica das teorias sobre narrativa audiovisual e dos estudos em comunicação e educação, lançamos nosso olhar sobre uma série ficcional contemporânea, Merlí, produzida na Espanha, veiculada no Brasil via plataforma de streaming, e cuja temática gira em torno do ambiente e das questões educacionais. Nosso interesse é captar os discursos e representações que ganham, nesse produto midiático recente, a figura do professor e a imagem da educação; particularmente, do docente e do ensino de Filosofia. Empreendendo uma reflexão eminentemente teórica a partir do objeto empírico situado, questionamos se há a reprodução de estereótipos da docência, ou a sua quebra; e quais são os enunciados hoje construídos em torno da educação.||From the perspective of theories on audiovisual narrative and studies on communication and education, we analyze a contemporary fictional TV show, Merlí, produced in Spain, aired in Brazil via a streaming platform, and whose theme approaches the educational environment and its issues. Our interest is to capture the speeches and representations that gain, in this recent media product, the figure of the teacher and the image of education; particularly the teacher and the teaching of Philosophy. Undertaking a theoretical reflection of the situated empirical object, we question if there is either a reproduction of teaching stereotypes, or their breaking; and what are the statements currently built on education.
ISSN
0104-6829
Periódico
Autor
Budag, Fernanda Elouise
Data
15 de julho de 2021
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/172349 | 10.11606/issn.2316-9125.v26i1p31-41
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Fernanda Elouise Budag | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Comunicação & Educação; v. 26 n. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 31-41 | Comunicação & Educação; Vol. 26 No. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 31-41 | Comunicação & Educação; Vol. 26 Núm. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 31-41 | 2316-9125 | 0104-6829
Assuntos
Comunicação | Série ficcional | Narrativa audiovisual | Educação | Comunicação e educação | Communicacion | Ficcional series | Audiovisual narrative | Education | Communication and education
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion