-
Piagetian contributions to journalism education||Contribuciones piagetianas a la educación periodística||Contribuições piagetianas ao ensino de jornalismo
- Voltar
Metadados
Descrição
The article aims to present contributions of Jean Piaget’s thought to the teaching of journalism. It focuses on the active nature of the student in the construction of knowledge, as recommended by the National Curriculum Guidelines for the Journalism Course (MEC / CNE, 2013), and the importance of cognitive conflict, the value of error and the knowledge about how learning is constructed. Although Piaget did not conceive a pedagogical methodology, adaptations, appropriations, reflections and new theorizations about the precepts of his genetic epistemology can offer approaches to constructivist teaching and learning processes. In this paper, a dialogue is elaborated between the DCNs and the didactic models of Piagetian inspiration proposed by Gruber and Vonèche (1977) and updated by Macedo (2012).||O artigo pretende apresentar contribuições do pensamento de Jean Piaget ao ensino de jornalismo. Enfoca-se a natureza ativa do educando na construção de conhecimento, conforme preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o curso de Jornalismo (MEC/ CNE, 2013), bem como a importância do conflito cognitivo, o valor do erro e do conhecimento sobre como se constrói a aprendizagem. Embora Piaget não tenha concebido uma metodologia pedagógica, adaptações, apropriações reflexões e novas teorizações acerca de preceitos de sua epistemologia genética podem oferecer abordagens para processos de ensino e de aprendizagem construtivistas. Neste ensaio, elabora-se um diálogo entre as DCNs e os modelos didáticos de inspiração piagetiana, propostos por Gruber e Vonèche (1977) e atualizados por Macedo (2012).||El artículo tiene como objetivo presentar contribuciones del pensamiento de Jean Piaget a la enseñanza del periodismo. Se centra principalmente en la necesidad de una participación activa del estudiante en la construcción del conocimiento, según lo recomendado por las Directrices Curriculares Nacionales para el Curso de Periodismo (MEC / CNE, 2013). Aunque el investigador suizo no concibió un "método piagetiano", la aplicación de los preceptos de su teoría a la educación puede ofrecer posibles enfoques para los procesos de enseñanza y aprendizaje inspirados en el constructivismo. En este ensayo, se desarrolla un diálogo entre las Directrices Curriculares Nacionales y los modelos de enseñanza inspirados en Piaget propuestos por Gruber y Vonèche (1977) y actualizados por Macedo (2012).
ISSN
0104-6829
Periódico
Autor
Ratier, Rodrigo Pelegrini
Data
15 de julho de 2021
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/173197 | 10.11606/issn.2316-9125.v26i1p107-118
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Rodrigo Pelegrini Ratier | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Comunicação & Educação; v. 26 n. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 107-118 | Comunicação & Educação; Vol. 26 No. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 107-118 | Comunicação & Educação; Vol. 26 Núm. 1 (2021): Explorações teórico-educomunicativas e o ensino de jornalismo, moda, arte e saúde; 107-118 | 2316-9125 | 0104-6829
Assuntos
Constructivism | Piaget | Journalism teaching | Genetic epistemology | Active learning | Constructivismo | Piaget | Ense`ñanza de periodismo | Aprendizaje activo | Construtivismo | Piaget | Ensino de jornalismo | Epistemologia genética | Aprendizagem ativa
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion