-
“But after all, what do women want?” Women’s place in the work Em Surdina||”Mas afinal, o que querem as mulheres?” O lugar da mulher na obra Em surdina
- Voltar
Metadados
Descrição
Em Surdina (1933) is the second novel published by Lúcia Miguel Pereira. As Luís Bueno (2006) explains, this work has a strong documental tendency which is common in the social novels of the 1930s. Thus, it highlights the contradictions of time, from the breakdown of values, turning into habits, to the mediating role of work in the construction of identities, the economy and international relations. However, the most evident dialogue with the context can be seen in the characters' posture, especially in some women’s fear of living life. In the narrative, there are characters that experience different types of sensations; however, the narrative is led by Cecília whose existence has been questioned since the marriage proposal. If in the traditional discourse, marriage is the man’s form of control over the woman, conversely, in this narrative, marriage is considered in a critical way as the only way for women to enjoy life. This invitation to seize the day provokes in Cecília a certain questioning about herself and about the traditional context that conditions the practices, especially of women. Therefore, the narrative presents us with mechanisms for reflecting on the woman's way of life and the place they occupy in that society, both fictional and real.||Em Surdina (1933) é o segundo romance publicado por Lúcia Miguel Pereira. Como explica Luís Bueno (2006), essa obra apresenta forte tendência documental, comum nos romances sociais da década de 30. Assim, põe em destaque as contradições do tempo, desde a desagregação de valores, passando aos costumes, ao papel mediador do trabalho na construção das identidades, à economia e às relações internacionais. Contudo, o mais evidente diálogo com o contexto pode ser entrevisto na postura das personagens, sobretudo no temor de viver a vida por algumas mulheres. Há, na narrativa, aquelas criaturas que experimentam diversos tipos de sensações, porém a narrativa é protagonizada por Cecília. Esta tem sua existência questionada a partir do pedido de casamento. Se no discurso tradicional, o casamento constitui uma forma de controle do homem sobre a mulher, contraditoriamente, nessa narrativa, o casamento é posto, na perspectiva crítica do narrador, como a única forma encontrada pela mulher para gozar a vida. Esse convite ao carpe diem provoca em Cecília certo questionamento sobre si mesma e sobre o contexto tradicional que condiciona as práticas, sobretudo das mulheres. Portanto, a narrativa nos apresenta mecanismos de reflexões sobre o modo de vida da mulher e o lugar ocupado por ela naquela sociedade, tanto a ficcional quanto a real.
ISSN
1984-1124
Periódico
Autor
Almeida, Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de
Data
12 de maio de 2021
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/criacaoecritica/article/view/168633 | 10.11606/issn.1984-1124.i29p105-120
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2021 Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Revista Criação & Crítica; n. 29 (2021): Escritas de autoria feminina II: da literatura brasileira; 105-120 | Revista Criação & Crítica; No. 29 (2021): Escritas de autoria feminina II: da literatura brasileira; 105-120 | Revista Criação & Crítica; Núm. 29 (2021): Escritas de autoria feminina II: da literatura brasileira; 105-120 | Revista Criação & Crítica; No 29 (2021): Escritas de autoria feminina II: da literatura brasileira; 105-120 | 1984-1124
Assuntos
Mulher | Crítica | Tradição | Década de 30 | Lúcia Miguel Pereira | Woman | Criticism | Tradition | 1930s | Lúcia Miguel Pereira
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares