Descrição
O artigo discute inicialmente cinco abordagens que visam transcender, complementar ou desestabilizar a hegemonia do texto acadêmico escrito. Na segunda parte, o experimento da instalação Mirror Palace of Democracy, que tinha o objetivo explícito de ir além do texto acadêmico escrito, permanecendo no domínio da comunicação do conhecimento acadêmico, é analisada autoetnograficamente. A experiência permitiu refletir sobre o caráter integrado e iterativo da comunicação acadêmica, sobre a identidade híbrida acadêmico-artística e sobre a diversificação de públicos. Tanto a discussão teórica como a instalação Mirror Palace of Democracy fazem parte de um apelo a mais experimentação e teorização da comunicação acadêmica multimodal e/ou baseada nas artes.||The article first discusses five approaches that aim to transcend, complement, or overturn the hegemony of the written academic text. In the second part, the Mirror Palace of Democracy installation experiment, which had the explicit objective of moving beyond the written academic text while still remaining in the realm of academic knowledge communication, is autoethnographically analyzed. The experiment allowed reflection on the integrated and iterative nature of academic communication, on the hybrid academic – artistic identity, and on the diversification of publics. Both the theoretical discussion and the Mirror Palace of Democracy installation are part of a call for more experimentation with, and theorization of, multimodal and/or arts-based academic communication.