Descrição
Este artigo pretende recuperar a experiência recente, cada vez mais valorizada e profusa, dos formatos audiovisuais híbridos no sentido de investigar possibilidades para o protagonismo discursivo de distintos atores sociais. Em termos gerais, trataremos de alguns aspectos constituintes do reality show The Voice Brasil, apontando espaços de presença/ausência de sujeitos não hegemônicos em programas televisivos; as práticas discursivas como espaços de intertextualidade e heterogeneidade, comumente referidas nos debates sobre convergências midiáticas; as múltiplas identidades do sujeito em meio à proliferação de imagens; as políticas da representação e os regimes de visibilidade presentes nas mídias, especialmente aqueles relacionados a figuras de alteridade, estabelecendo tensões entre as narrativas do mesmo e do outro nelas apresentadas.||This article recovers recent hybrid audiovisual experiences, which are more privileged and profuse than ever, considering if they enable discursive protagonism of diverse social actors. In general terms, we focus on some of the founding aspects of the singing reality show The Voice Brasil and the presence or absence of non-hegemonic subjects in television shows; discourse as intertextual and heterogeneous practices, usually present in the debates on media convergence; the multiple identities of the subjects within proliferation of images; the politics of representation and the visibility regimes, especially those related to figures of alterity, establishing tension between narratives of the self and the other.