-
The sublimity of data: a critical review of The Glass Room exhibition||Seriam os dados sublimes? Uma visita crítica à exibição The Glass Room
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a experiência estética proporcionada pela exibição The Glass Room, realizada em Londres, que trata dos dados monitorados a partir dos consumos e usos de serviços online e reorganizados como big data na produção de perfis comportamentais dos usuários. Como metodologia, escolhemos a observação participante, realizada no dia 22 de novembro de 2017, bem como a construção de um percurso teórico-metodológico para a reflexão de aspectos da exibição no que toca a estetização no estágio do capitalismo artista, a partilha do sensível, a estética monstrutivista na construção de identidades digitais e o papel dos registros como modus operandi das obras analisadas. No final deste percurso, propomos que os dados apresentados na exibição atingem a proposição kantiana de sublime e abordamos os desdobramentos de sua grandeza para os visitantes.||This article aims at reflecting on the aesthetic experience provided by The Glass Room exhibition, held in London, which explores how the use of online services can be monitored and reorganized as big data for the production of user behavior profilling. As methodology, we chose the participant observation, carried out November 22, 2017, as well as a theoretical-methodological approach to reflect about the implication of data visualization regarding the aesthetization in the artistic capitalism stage, sharing the sublime, the aesthetics in the construction of digital identities, and the role of records as the modus operandi of the work analyzed. Finally, we argue the data visualization promoted by the exhibition reaches the kantian notion of sublime and analyze the development its greatness for the visitors.
ISSN
2238-7714
Periódico
Autor
Pereira, Marilia Duque
Data
10 de dezembro de 2018
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/novosolhares/article/view/149040 | 10.11606/issn.2238-7714.no.2018.149040
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Marilia Duque Pereira
Fonte
Novos Olhares; Vol. 7 Núm. 2 (2018); 38-52 | Novos Olhares; v. 7 n. 2 (2018); 38-52 | Novos Olhares; Vol. 7 No. 2 (2018); 38-52 | 2238-7714 | 1516-5981
Assuntos
Aesthetics | Big data | Consumption | Identity | Privacy | Estética | Big data | Consumo | Identidade | Privacidade
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion