Descrição
This article highlights some of the characteristics of Brazilian cinema focusing on narrative style, through the analysis of the following scripts of the 1950s: O grande momento (1958), O homem do Sputnik (1959), Agulha no palheiro (1953) e Esquina da ilusão (1953). Despite the efforts in industrialization and standardization of Brazilian cinema in the decade, classical paradigms such as the structure of three acts seem to be of little interest or inapplicable to this cinematographic production. In general, the influence of Brazilian theater and radio, along with the increasing impact of soap operas, may be more relevant to the Brazilian screenplays of the 1950s than the Aristotelian structure of narrative and other well-known concepts and narrative strategies.||Este artigo tem como objetivo destacar algumas características do cinema brasileiro com foco no estilo narrativo, por meio da análise dos seguintes roteiros dos anos 1950: O grande momento (1958), O homem do Sputnik (1959), Agulha no palheiro (1953) e Esquina da ilusão (1953). Apesar dos esforços em termos de industrialização e padronização do cinema brasileiro na década, paradigmas clássicos como a estrutura de três atos parecem ser de pouco interesse ou inaplicáveis a essa produção cinematográfica. De modo geral, a influência do teatro e do rádio brasileiros, juntamente com o crescente impacto das novelas, pode ser mais relevante para os roteiros brasileiros dos anos 1950 do que a estrutura aristotélica e outros conceitos e estratégias narrativas bem conhecidos.