Descrição
O controle do impacto sobre o espaço urbano de melhorias efetuadas no sistema de transporte pressupõe o entendimento da interação entre o uso e ocupação do solo e a acessibilidade. Essa interação e seus efeitos estão confirmados em estudos estatísticos do impacto da linha Norte-Sul do metrô de São Paulo sobre o espaço urbano. Para o controle desses efeitos são propostas algumas estratégias visando: maior justiça social na distribuição dos benefícios indiretos vinculados aos investimentos públicos no setor de transporte; a criação de novas fontes de financiamento para o setor; e a redu ção do afastamento da população de baixa renda das áreas diretamente atendidas pelas melhorias de transporte||The control of the impact caused by improvements made in the transportation system on urban areas presumes the recognition of the interaction between soil utilization and occupation and access thereto. Said interaction and its effects can be found in statistical studies concerned with the impact caused by São Paulo subway North-South line on urban areas, and the purpose thereof is to: develop a greater sense of social equity in the distribution of indirect benefits associated with public investments in the transportation sector; create new financing sources for said sector; and reduce the withdrawal of poor people from areas directly served by improved transportation system