-
O fétido odor da morte e os aromas da vida: poética dos saberes e processo sensorial entre os Piaroa da bacia do Orinoco
- Voltar
Metadados
Descrição
The Piaroa are people, living along tributaries of the Middle Orinoco, who recognise that the dance of every bodily process participates in a poisonous, primordial design of things. This paper explores the relation of sensory processes and the cosmic to Piaroa ways of knowing and doing their arts of the culinary. In so doing it is an expedition into ethnopoetics. This article will dwell upon the interplay of two contrasting narrative genres, the sublime and grotesque realism, as used by shamanic chanters to unfold the manifold ways in which bodily processes and sensory life are intimately involved in ways of knowing. The imagery of the sublime evokes the beautiful sensual capacities of the upper body, while that of grotesque realism dwells upon the poisonous expellings, and openness, of the body's nether parts. In both genres, bodily process is an important, often ambiguous, operator in the mastery of knowledge, and also in its loss. For Piaroa, human ways of knowing are always involved in the toxic, and thus attached to the twinned processes of degeneration and regeneration: poison, as an agent of transformation, is creative of life and it also can kill. || O povo piaroa, que vive às margens dos afluentes do Meio Orinoco, acredita que o movimento de todo processo corporal participa de uma ordem venenosa e primordial das coisas. Este texto explora a correspondência entre os processos sensoriais e cósmicos e as formas do povo piaroa pensar e praticar sua arte culinária. Realiza, assim, uma expedição à etnopoética. O artigo tratará da interação entre dois gêneros narrativos contrastantes o sublime e o realismo grotesco, tais como usados pelos cantadores xamânicos para revelar as múltiplas formas com que processos corporais e vida sensorial estão intimamente entrelaçados com os modos de conhecimento. A imagética do sublime evoca as belas faculdades sensuais da parte superior do corpo, enquanto a imagética do realismo grotesco trata das excreções venenosas e dos orifícios das partes baixas do corpo. Em ambos os gêneros, o processo corporal é um operador importante, mas muitas vezes ambíguo, tanto no domínio do conhecimento quanto na perda deste. Para os Piaroa, os modos de saber humanos estão sempre envolvidos com o que é tóxico e, portanto, atrelados aos processos geminados de degeneração e regeneração: o veneno, como agente de transformação, é criador da vida, mas também pode ser o seu algoz.
ISSN
1678-9857
Periódico
Autor
Overing, Joanna
Data
1 de janeiro de 2006
Formato
Identificador
https://www.revistas.usp.br/ra/article/view/27229 | 10.1590/S0034-77012006000100002
Idioma
Fonte
Revista de Antropologia; v. 49 n. 1 (2006); 19-54 | Revista de Antropologia; Vol. 49 No. 1 (2006); 19-54 | Revista de Antropologia; Vol. 49 Núm. 1 (2006); 19-54 | Revista de Antropologia; Vol. 49 No 1 (2006); 19-54 | 1678-9857 | 0034-7701
Assuntos
Amazônia | Venezuela | Piaroa | percepção sensorial | etnopoética | modos de conhecimento | Amazonia | Venezuela | Piaroa | sensory perception | ethnopoetics | modes of knowledge
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion