Descrição
Classical cinema and broadcast journalism have narrative forms which are similar in that the two of them search for “objectivity” and have melodrama as its central characteristic. The film «Doces poderes» (1996), by Lucia Murat, combines these two elements, while «Um céu de estrelas» (1996), by film director Tata Amaral, deviates from melodrama and criticizes the objective procedures of broadcast journalism. The analysis of these two films allows us to examine how Brazilian cinema represents broadcast journalism and evaluates the similarities and differences between both areas.||O cinema clássico e o jornalismo possuem formas de narrar aproximáveis. Eles são semelhantes na busca da “objetividade” e na ênfase ao melodrama e ao «espetáculo» como eixo de identificação do espectador. «Doces Poderes» (1996), de Lucia Murat, se situa nessa chave. «Um céu de estrelas» (1996), da cineasta Tata Amaral, se distancia do melodrama, se aproxima de um sentido de tragédia e critica os procedimentos objetivos do telejornalismo. A análise dos filmes possibilita averiguar como o cinema brasileiro representa o telejornalismo e avalia as proximidades e diferenças entre os dois campos.