Descrição
A introdução de um currículo escolar único para o país é problemática quando consideramos as fronteiras multiculturais existentes. Apesar de ser considerado um país acima de qualquer preconceito, muitos deles estão camuflados nos parâmetros nacionais impostos pelo governo. Em relação ao ensino de Literatura, percebemos que as fronteiras são ainda maiores, já que este ainda se encontra pautado nos cânones, desconsiderando a riqueza cultural existente em outras esferas de circulação. Fato é, que junto com a introdução de um currículo único observam aqueles que o teceram, é necessário introduzir aspectos regionais que tornem o ensino mais rico e atenda às necessidades de cada público-alvo. No entanto, na própria forma de exposição do documento oficial, percebemos que esta não é uma abertura de fato.||The introduction of a unique scholarship curriculum for a country is problematic when we consider the multicultural frontiers. Despite of being considered a country above all prejudice, much of them are hidden in the national parameters imposed by the government. In relation to the teaching of Literature, we notice that the frontiers are bigger, though it is based on the canon, not considering the existent cultural richness in other forms of circulation. It is a fact that, joined with the introduction of a unique curriculum, observe the ones that wrote it, it is necessary to introduce some regional aspects which should turn the teaching richer and should consider the need of each target-public. However, in the way the official document is exposed, we notice that this is not an opening at all.