-
Diário de notas sobre o cotidiano: entre o visível, a visibilidade e o enunciável||Diario de notas acerca del cotidiano: entre lo visible, la visibilidad y lo expresable
- Voltar
Metadados
Descrição
Essa dissertação trata do cotidiano como um espaço sensível e passível de abstração dos signos visuais dispostos no mundo, sob um olhar artístico, captados enquanto fotografias, ou convertidos em objetos. O entrelace proposto se dá com os signos verbais e seus discursos implícitos, gerados pelos usos cotidianos para a comunicação entre indivíduos. A partir dessa concepção, e de paralelos entre outras obras, artistas e pensadores, há, também, o intuito de gerar espaços de ressignifcação que interfiram nas leituras de mundo que indivíduos fazem de si, e dos outros, bem como dos objetos e espaços circundantes: a transposição do visível para a visualidade a partir da relação com as enunciações. Trata-se de pensar tanto o cotidiano como potência geradora de momentos, objetos e cenas, como a Arte, não enquanto produto/ objeto estético ou formal, mas sim como direcionamento político do olhar sobre espaços/elementos/paisagens da vida diária.||Esa tesis se trata del cotidiano como un espacio sensible y pasible de abstracción de los signos visuales dispuestos en el mundo, bajo un visón artística, captados en cuanto fotografías, o convertidos en objetos. El entrelace propuesto dase con los signos verbales y sus discursos implícitos, generados por sus cotidianos para la comunicación entre los individuos. A partir de esa concepción, y de paralelos entre otras obras, artistas y pensadores, hay también , el intuito de generar espacios de rezonificación que interfieran en las lecturas del mundo que individuos hacen de sí mismos y de los otros, además de los objetos y espacios circundantes: la transposición del visible para la visualidad a partir de la relación con las enunciaciones. Se trata de pensar tanto en el cotidiano potencia generadora de momentos, objetos y ensenas, como el Arte, no en cuanto producto/objeto estético o formal, pero también como direccionamiento político de la visón sobre espacios/elementos/paisajes de la vida diaria.||Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Colaboradores
Costa, Luiz Cláudio da | CPF:63362279791 | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799454D5 | Santos, Messias Tadeu Capistrano dos | CPF:07207994737 | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4746983D1 | Cruz, Jorge Luiz | CPF:36323845768 | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781261Z1&dataRevisao=null
Autor
Silva, Rommel Cerqueira
Data
2021-01-05T16:58:31Z | 2019-07-16 | 2014-08-31
Formato
Identificador
SILVA, Rommel Cerqueira. Diário de notas sobre o cotidiano: entre o visível, a visibilidade e o enunciável. 2014. 180 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7422
Idioma
Provedor
Editor
Universidade do Estado do Rio de Janeiro | Arte e Cultura Contemporânea | BR | UERJ | Programa de Pós-Graduação em Artes
Direitos autorais
Acesso Aberto
Assuntos
Cotidiano | Imagem | Objeto | Paisagem | Palavra | Fotografia | Espaço | Abstração | Embalamento | Vida | Processo | Ressignificação | Signo | Visível | Visualidade | Fotografia artística | Percepção visual | Visualização | Objeto (Estética) | Paisagens na arte | Sinais e símbolos | Comunicação visual | Espaço (Arte) | Paisaje | Palabra | Fotografía | Espacio | Abstracción | Embalamento | Rezonificación | Visible | Visualidad | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Tipo
Dissertação