-
Instantâneos disruptivos: uma experiência de crítica sociopolítica com arte||Disruptive snapshots: an experience of criticism sociopolitical with art
- Voltar
Metadados
Descrição
A partir do final da década de 1960, no mundo e no Brasil, o fenômeno de crítica sociopolítica com arte tem se desenvolvido expressivamente e apresentado um considerável conjunto em termos de quantidade, mas também de qualidade de produções. De meados da década de 1990 até a presente data, esse fenômeno se apresenta de maneira mais acelerada, e em torno de coletivizações artísticas. Tais coletivizações caracterizam-se por desenvolver ainda mais as aproximações entre a arte, o sociopolítico e o cultural, e também por revelar lugares outros para o desenvolvimento de expressões artísticas e de formas variadas de atuação artística no e sobre o espaço público no sentido de subversão e de crítica sobre os sistemas sociais. A presente dissertação observa o desenvolvimento do fenômeno em suas diferentes nuances ao longo do tempo, bem como faz uma análise apreciativa e investigativa sobre algumas obras individuais e de coletivos. Visa apontar e percorrer as diferentes produções artísticas presente e passado aqui elencadas, dado que incorporam uma visada de crítica sociopolítica com arte, o que nos possibilita observar a potência da arte para tratar questões que emergem dos ambientes sociopolítico e cultural; sua reincidência, variedade, conexões e diferenças||Since the 1990's until the present date, in the world and in Brazil, the phenomenon of sociopolitical critic through art has been evolving expressively and presenting a considerable set of productions. In a more accelerated manner, and surrounding artistic collectivizations, is characterized by developing even further the approximations between art, the sociopolitical and the cultural, and also for revealing other places for the development of artistic expressions and and various forms of artistic acting on and over the public space in the sense of subversion and critic over the social systems. The present dissertation observes the development of said phenomenon in its different nuances throughout historical time, as well as does an investigative analysis over some of the individual and collective works. Aims to point and go over the different artistic productions present and past here presented, given that they incorporate an aim of sociopolitical critic through art, what makes possible, in this dissertation, our observation of the potency of art for dealing with questions which emerge in the social, political and cultural environments, it s re-incidence, variety, connections and differences||Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Colaboradores
Conduru, Roberto Luís Torres | CPF:84987499720 | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782294E7 | Geraldo, Sheila Cabo | CPF:40294145753 | http://lattes.cnpq.br/9708930883837098 | Cocco, Giuseppe Mario | CPF:07454615732 | http://lattes.cnpq.br/5331547205905799
Autor
Benassi, Carla Beatriz
Data
2021-01-05T17:00:36Z | 2015-04-08 | 2009-03-19
Formato
Identificador
BENASSI, Carla Beatriz. Instantâneos disruptivos: uma experiência de crítica sociopolítica com arte. 2009. 101 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7518
Idioma
Provedor
Editor
Universidade do Estado do Rio de Janeiro | Arte e Cultura Contemporânea | BR | UERJ | Programa de Pós-Graduação em Artes
Direitos autorais
Acesso Aberto
Assuntos
Arte Aspectos políticos | Arte e sociedade | Política e cultura | Crítica de arte | Artistas Aspectos sociais | Arte com política | Coletivos de arte | Art with politics | Art collectives | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::TEORIA DA ARTE
Tipo
Dissertação