Descrição
Orientador: Mario Alberto de Santana||Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Sob o contexto de um curso livre de teatro, esta dissertação trata do ensino de teatro para não atores. Um estudo sobre a prática teatral vivenciada por pessoas que não tem no teatro seu foco profissional. Investigamos se a relação das práticas adotadas no curso definem uma metodologia e, neste caso, como este sistema de práticas favorece a compreensão e a percepção da idéia de grupo entre os participantes do curso. Ao utilizar jogos teatrais, treinamentos e improvisações encadeados ao processo criativo de um espetáculo, discutimos como a noção de teatralidade se faz presente nas relações entre prática teatral, aprendizagem e criação.||Abstract: In the context of a free theater course, this dissertation discuss the teaching of theater for non-actors. A study of theater practice experienced by people who does not have theater as their professional focus. We investigate if the relationship between the practices adopted in the course define a methodology and, in this case, how this system of practice leads to comprehension and perception of the idea of a group amongst the course participants. Using theater games, improvisations and training linked to the creative process of a spectacle, we discuss how the notion of theatricality is present in relations between theater practice, learning and creation||Mestrado||Multimeios||Mestre em Artes da Cena