Descrição
Orientador: Denise Hortência Lopes Garcia||Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo o momento de desarticulação do grupo de compositores Música Viva, que ocorreu por meio do rompimento gradativo dos integrantes Cláudio Santoro, César Guerra-Peixe e Eunice Katunda entre os anos de 1948 e 1950. Procurou-se identificar quais fatores levaram esses compositores a romper com o Música Viva, bem como investigar quais procedimentos composicionais foram empregados nas peças compostas para piano durante o processo de desalinhamento do grupo de compositores - Prelúdio n. 3 (1948) e Prelúdio n. 4 (1948) de Santoro; Miniaturas n. 3 (1948) e Suíte n. 1 (1949) de Guerra-Peixe; e Estudos Folclóricos (1952) de Eunice Katunda. Os resultados obtidos na pesquisa indicaram que a desagregação do movimento ocorreu por motivos estéticos, mas com fundo ideológico e político, o que resultou em uma ampliação de processos composicionais||Abstract: The present study aims at analyzing the process of disengagement of a group of composers known as Música Viva, as its members (Cláudio Santoro, César Guerra-Peixe and Eunice Katunda), gradually leave it between the years of 1948 and 1950. It has also been tried to identify the factors which lead the composers to drop out of Música Viva, as well as to investigate the compositional procedures used within the pieces of piano work throughout that process: Prelúdio n. 4 [Prelude Number 4] (1948) and Prelúdio n. 3 [Prelude Number 3] (1948), by C. Santoro, Miniaturas n. 3 [Miniatures Number 3] (1948) and Suíte n. 1 [Suite Number 1] (1949), by C. Guerra-Peixe, and Estudos folclóricos [Folk Studies] (1952), by E. Eunice Katunda. The results obtained in the research indicate that the disintegration of the movement occurred for aesthetic reasons, but with an ideological and political background, which resulted in an expansion of compositional processes||Mestrado||Música, Teoria, Criação e Prática||Mestre em Música||CAPES