-
Os desafios do canto belting no Teatro Musical no Brasil||The challenges of belting singing in Brazilian Musical Theater
- Voltar
Metadados
Descrição
Orientador: Angelo José Fernandes||Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Introdução: o belting, técnica de canto oriunda da escola dos teatros musicais americanos e ingleses, foi sendo introduzida no Brasil no início da década de 2000 devido ao grande número de títulos de musicais da Broadway versionados para o português. A partir dessa nova demanda de cantores e atores belters, iniciou-se uma grande procura pelo aprendizado desse estilo, até então ainda não adaptado à fonética da língua portuguesa. Uma de suas características principais é garantir a inteligibilidade do texto, com a introdução de conceitos estéticos como "voz metálica", "sonoridade com muito brilho" e "boa projeção". Objetivo: analisar a técnica do belting entre cantores de língua portuguesa, identificando fatores associados a sua utilização nas versões. Métodos: questionários semiestruturados com professores e performers da cena do teatro musical em São Paulo na última década. Conclusões: o uso da técnica orientado por professores habilitados, aliado ao estudo permanente através de exercícios vocais, garantirá a "sonoridade Broadway", com emissão saudável, inteligível e adaptada a nossa língua||Abstract: Introduction: The belting singing technique from American and British musical theater was being introduced in Brazil in the early 2000s due to the large number of Broadway's musical titles versioned into Portuguese. From this new demand for belters singers and actors, has begun a great demand for learning that style, so far not adapted to the Portuguese language phonetics. One of its main features is to ensure the intelligibility of the text, with the introduction of aesthetic concepts as "metallic voice", "very bright sound" and "good projection". Objective: analyze the technique of belting among Portuguese-speaking singers, identifying associated factors with their use in Brazilian Portuguese versions of musical theater, and featuring similarities and differences between their vocal adjustments in relation to classical singing, as well as the nuances related to the applicability of the belting to phonetic and pronunciation of the Portuguese language. Methods: semi-structured questionnaires with teachers and performers of the scene of musical theatre in Sao Paulo in the last decade. Conclusions: The use of the technique guided by qualified teachers, coupled with the ongoing study through vocal exercises, ensures the "Broadway sound" with healthy issue, intelligible and adapted to our language.||Mestrado||Fundamentos Teoricos||Mestra em Música||1579590||CAPES
Autor
Cardoso, Adriana Barea, 1979-
Data
2017 | 2017-08-28T00:00:00Z | 2018-09-02T17:41:02Z | 2018-09-02T17:41:02Z
Identificador
CARDOSO, Adriana Barea. Os desafios do canto belting no Teatro Musical no Brasil. 2017. 1 recurso online (88 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: . Acesso em: 2 set. 2018. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/330481
Provedor
Editor
[s.n.]
Relação
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Assuntos
Teatro musical | Canto | Técnica vocal | Voz - Educação | Broadway (Nova Iorque, Estados Unidos) | Musical theater | Singing | Vocal technique | Voice - Culture | Broadway (New York, N.Y.)
Tipo
DISSERTAÇÃO DIGITAL