-
Obras brasileiras da Coleção Turibio Santos = processo de elaboração de uma edição crítica = Brazilian pieces from the Collection Turibio Santos: elaboration process of a critical edition||Brazilian pieces from the Collection Turibio Santos : elaboration process of a critical edition
- Voltar
Metadados
Descrição
Orientador: Fabio Scarduelli||Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: Apresenta o processo de preparação de uma edição crítica das peças Ritmata de Edino Krieger, Dois Prelúdios de Claudio Santoro, Lúdica 1 de Ricardo Tacuchian, Pequena Suite e Brasiliana n.13 de Radamés Gnattali, Momentos I, Momentos II, Momentos III e Momentos IV de Marlos Nobre, Livro para Seis Cordas de Almeida Prado e Lenda Sertaneja de Francisco Mignone. Trata-se de uma pesquisa envolvendo algumas das peças mais significativas do repertório violonístico brasileiro na segunda metade do século XX, encomendadas pelo violonista Turibio Santos para serem publicadas pela editora francesa Max Eschig em uma coleção que leva seu nome. Por meio de estudo dos fundamentos da crítica textual, adapta-se suas etapas para serem aplicadas ao texto musical propondo um modelo de organização do aparato crítico que apresente todas as divergências entre as fontes através de imagens digitalizadas de cada trecho. O estudo localiza e confronta fontes manuscritas e versões impressas de cada uma das peças e, apesar de cada obra apresentar características singulares, classifica suas divergências em duas principais categorias: atos colaborativos e erros de impressão. Em relação aos atos colaborativos, destacam-se adições e/ou alterações de notas, oitavas, figuras rítmicas, harmônicos, pausas, dinâmicas, indicações de articulação e de andamento, além de alteração de técnicas utilizadas e título em uma das peças. Entre os erros de impressão apontam-se omissões e/ou alterações de notas, figuras rítmicas, pausas, acidentes musicais, sinais de dinâmica e de articulação, barras e fórmulas de compasso, indicações textuais e de andamento, linhas suplementares, sinais de harmônicos e de timbres. Todos os erros de impressão são corrigidos em imagens digitalizadas junto ao aparato crítico. Limita-se em apresentar o processo de elaboração da edição crítica dessas peças, sem produzir as partituras completas da edição crítica em respeito as leis de direitos autorais. O trabalho apresenta aparato crítico comentado de nove das onze peças da coleção pois os manuscritos das peças Momentos I e Momentos III de Marlos Nobre não foram localizados apesar de exaustiva procura incluindo contato com o compositor. O material resultante contém centenas de exemplos que oferecem informações inéditas para intérpretes dessas obras tão importantes para o repertório violonístico brasileiro. A metodologia utilizada para o processo de edição crítica pode ser utilizada em outros estudos e os exemplos de atos colaborativos aqui documentados auxiliam na compreensão da gênese da peça e a expor a importância do intérprete no resultado final da obra||Abstract: The thesis presents the process of creating a critical edition of the following pieces: Ritmata by Edino Krieger, Dois Prelúdios by Claudio Santoro, Lúdica 1 by Ricardo Tacuchian, Pequena Suite and Brasiliana n.13 by Radamés Gnattali, Momentos I, Momentos II, Momentos III and Momentos IV by Marlos Nobre, Livro para Seis Cordas by Almeida Prado and Lenda Sertaneja by Francisco Mignone. Those pieces were written for the Brazilian guitarist Turibio Santos, published in his collection by Max Eschig and they are some of the most significant works from the Brazilian guitar repertoire during the second half of the 20th century. The theoretical foundation of this study is based on literary criticism and adapted to be applied to the musical text. It offers an organization model of the comparisons that shows all the divergencies among the sources through digitalized images from each excerpt. Manuscript sources are located and compared to the published ones and, even though each pieces offers its own particularities, their variations are organized in two categories: printing mistakes and collaborations. Regarding the collaborations, it was observed addition and/or alteration of notes, octaves, rhythmic figures, harmonics, rests, dynamics, marks of articulation and tempo, type of technique used and the title in one of the pieces. Regarding the printing mistakes, it was highlighted exclusion and/or alteration of notes, rhythmic figures, rests, music accidentals, marks of dynamics and articulations, bar lines, time signatures, indication of texts and tempo, ledger lines, harmonics and timbral marks. All the mistakes were corrected and added as digitalized images along the comparative analysis. This thesis presents only the process of the critical edition of those pieces, without providing the full music score of the critical edition due to respect of copyright laws. It was showed the comparative analysis of nine pieces, since the manuscript of the works Momentos I and Momentos III by Marlos Nobre were not acquired, even though it was thoroughly searched including several contacts with the composer himself. The resulting material has hundreds examples that offer brand new information for performers interested in those pieces. The methodological approach might also be used for new studies by future researchers. The collaborations samples provide data for a better comprehension of both the history of those pieces and the importance of the collaborative process between performer and composers to the final result of the musical work||Doutorado||Música, Teoria, Criação e Prática||Doutor em Música||CAPES
Autor
Rodrigues, Fernando Augusto, 1984-
Data
2018 | 2018-02-20T00:00:00Z | 2018-09-03T13:33:35Z | 2018-09-03T13:33:35Z
Identificador
RODRIGUES, Fernando Augusto. Obras brasileiras da Coleção Turibio Santos: processo de elaboração de uma edição crítica = Brazilian pieces from the Collection Turibio Santos: elaboration process of a critical edition. 2018. 1 recurso online (255 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: . Acesso em: 3 set. 2018. | http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/331414
Idioma
Provedor
Editor
[s.n.]
Relação
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
Assuntos
Santos, Turibio, 1943- | Música - Manuscritos | Violão | Santos, Turibio | Music - Manuscripts | Guitar
Tipo
TESE DIGITAL