Descrição
Orientador: Antonio Rafael Carvalho dos Santos||Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes||Resumo: O objetivo desta pesquisa é apontar alguns recursos interpretativos utilizados por Chiquinho do Acordeon (1928 ¿ 1993) e apresentar um recital público com obras que incluem elementos identificados no estudo. Chiquinho foi um dos principais nomes do acordeão no Brasil do século XX, porém há uma escassez de materiais musicais e reflexivos sobre a sua produção. O estudo busca compreender como o acordeonista gaúcho se adaptou às mudanças no mercado musical brasileiro, relacionando sua produção fonográfica ao contexto em que viveu e atuou de 1950 até 1980. A pesquisa foi realizada através de transcrições musicais, consultas bibliográficas/discográficas e entrevistas com parentes e músicos que trabalharam com o acordeonista||Abstract: The objective of this research is to point out some interpretative means used by Chiquinho do Acordeon (1928 - 1993) as well as to perform a public recital with songs that have elements identified in the study. Chiquinho was one of the most important names among the accordion performer in Brazil in the twentieth century, but there is a shortage of musical and reflective materials on his production. The study intends to show how the gaucho accordionist adapted that occurred to changes in the brazilian music market, relating his phonographic production to the context in which he lived and worked from 1950 to 1980. The research was carried out through musical transcriptions, bibliographical / discographic consultations and interviews with relatives and musicians who worked with the accordionis||Mestrado||Música, Teoria, Criação e Prática||Mestre em Música||1747967; 088882.180264/2018-01||CAPES