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A poética de Hilal Sami Hilal : páginas, livros, gestos caligráficos e escrituras
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Metadados
Descrição
No sentido mais amplo, esta pesquisa se interessa pela inter-relação
imagem/escrita e seus desdobramentos no Brasil recente. Artistas e poetas
brasileiros, entre as décadas de 1950 e 1960, foram influenciados pelas proposições
experimentais do poeta francês, Stéphane Mallarmé (1842-1898). Influência que se
desdobrou nos movimentos Concreto, Neoconcreto e na Poesia Concreta brasileira.
Estas manifestações artísticas intensificaram a hibridização da arte e da escrita,
assim como o surgimento do livro como arte no país. Nossos estudos se direcionam
para o processo criativo da obra híbrida do artista capixaba Hilal Sami Hilal (1952-).
Com ênfase em suas escrituras peculiares e na relação do artista com a
materialidade, a pesquisa se concentra na sua produção de obras em papel
artesanal e em chapa de cobre. Tem-se como objetivo evocar novas possibilidades
de leituras de seus trabalhos com as escritas. Para isto propomos aproximações
entre os elementos simbólicos da obra e conceitos de teóricos contemporâneos. A
partir disto, são elaboradas análises comparadas entre o Livro Redondo (2005) de
Hilal e dois poemas visuais com formas circulares. São estes: O Ovo (sec. III a.C.),
de Símias de Rodes, e Ovonovelo (1955), de Augusto de Campos.||In a broad sense, this research is interested in the interrelationship Art / Writing and
its developments in recent Brazil. Mentioning that between the 1950s and 1960s,
Brazilian artists and poets were influenced by the experimental propositions of the
French poet Stéphane Mallarmé (1842-1898). This influence resulted in the
Concrete, Neoconcrete movements and the Brazilian Concrete Poetry. These artistic
events caused the hybridization of art and writing, as well as the emergence of the
book as art in the country. Driven by the desire to understand this period of Brazilian
Art, our studies focus on the creative process of the hybrid work of the capixaba artist
Hilal Sami Hilal (1952-). Emphasizing his peculiar writing and the artist's relationship
with materiality, the research focuses on the production of works on handmade paper
and copperplate. The aim is to evoke new possibilities of reading his work with the
writing. In order to do so, some similarities between the symbolic elements of his
work and some concepts of contemporary theorists are proposed. From these
similarities, some comparatist analysis between Hilal’s book Livro Redondo (2005)
and two visual poems with circular shapes are drawn. These are: O Ovo (sec III BC.),
Simias de Rodes, and Ovonovelo (1955), Augusto de Campos.||FAPES
Colaboradores
Cirillo, Aparecido José | Paz, Gaspar Leal | Veneroso, Maria do Carmo de Freitas
Autor
Ramaldes, Maria Aparecida
Data
2016-08-26T15:19:13Z | 2016-07-11 | 2016-08-26T15:19:13Z | 2015-06-03
Formato
Identificador
Provedor
Editor
Universidade Federal do Espírito Santo | BR | Programa de Pós-Graduação em Artes | UFES | Mestrado em Artes
Direitos autorais
openAccess
Assuntos
Hilal, Hilal Sami, 1952- | Poesia visual | Escrita | Arte | Criação (Literária, artística, etc.) | Livro de artista | Artes
Tipo
masterThesis