-
(Sans)corps: possíveis fugas imagéticas de performances (in)visíveis||(Sans)corps: possible imagetic pictures of (in)visible performances
- Voltar
Metadados
Descrição
(SANS)CORPS: Possíveis fugas imagéticas de performances (in)visíveis, é o título de
uma pesquisa que pretende investigar o simbolismo do corpo e as suas reverberações
nas práticas artísticas contemporâneas, visando quais são as nossas relações ao nos
depararmos com imagens de dor, guerra e violência, seja na arte contemporânea ou fora
dela. Para isso, apresentamos alguns conceitos e ideias acerca da imagem e das
visualidades com os estudos da Cultura Visual, contaminando o sujeito dotado de
experiências e percepções. O desenvolvimento metodológico será realizado por meio da
análise iconográfica das representações do corpo de artistas da performance, a partir da
observação dos seus registros/arquivos (fotografias e vídeos) dos artistas Bas Jan Ader e
Gina Pane, para na sequência escrevermos novos ensaios poéticos e visuais.
Abordamos algumas imagens geradas durante algumas guerras e problematizamos
algumas visualidades da dor. A pesquisa será abordada e entrelaçada firmando a sua
base na reflexão teórica, através da análise de registros, propondo um recorte eleito a
partir da arte da fuga, ou seja, o limite físico enquanto experiência performática e alguns
conceitos e aspectos técnicos.||(SANS) CORPS: Possible imagetic pictures of (in)visible performances, is the title of a
research that intends to investigate the symbolism of the body and its reverberations in
the contemporary artistic practices, aiming at what are our relations when we come
across images of pain , war and violence, whether in contemporary art or elsewhere. For
this, we present some concepts and ideas about the image and the visuals with the
studies of Visual Culture, contaminating the subject endowed with experiences and
perceptions. The methodological development will be carried out by means of the
iconographic analysis of representations of the body of performance artists, from the
observation of their records/files (photographs and videos) of the artists Bas Jan Ader and
Gina Pane, to later write new poetic essays and visual effects. We approached some
images generated during some wars and we problematized some visualities of the pain.
The research will be approached and interlaced by establishing its basis in theoretical
reflection, through the analysis of records, proposing a cut from the art of escape, that is,
the physical limit as a performance experience and some concepts and technical aspects.||Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Colaboradores
Jesus, Samuel José Gilbert de | http://lattes.cnpq.br/3589952430806659 | Jorge, Anahy Mendonça | Ferreira, Glauco Batista | Borges, Cristian da Silva | Abreu, Carla Luzia de
Autor
Oliveira Júnior, Hélio Batista de
Data
2018-09-19T13:03:46Z | 2018-07-11
Formato
Identificador
OLIVEIRA JÚNIOR, Hélio Batista de. (Sans)corps: possíveis fugas imagéticas de performances (in)visíveis. 2018. 137 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018. | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/8890
Idioma
Provedor
Editor
Universidade Federal de Goiás | Faculdade de Artes Visuais - FAV (RG) | Brasil | UFG | Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual (FAV)
Direitos autorais
Acesso Aberto | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Assuntos
Performance | Corpo | Imagem | Guerra | Violência | Performance | Body | Picture | War | Violence | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Tipo
Dissertação