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Deslocamentos na paisagem: melancolia nos filmes de Chantal Akerman e Jonas Mekas
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Metadados
Descrição
This article aims to discuss the relationship with the urban landscape in the films of Chantal Akerman and Jonas Mekas. For this, we intend to resume some theoretical discussions around the filmic space from authors such as Giuliana Bruno (2018), for example. We are interested in reflecting on the spatial dimension of cinema, conceiving the film landscape not only as a scenario or background for actions, but as a central element of the narratives of such filmmakers. Their films are based on displacements through space, in an errant transit that reveals a melancholy dimension of this journey, in which both filmmakers, each in their own way, announce a kind of absence of belonging, a constant feeling of being a foreigner. The article, therefore, seeks to mobilize some theoretical discussions about space in cinema in the analysis of Akerman and Mekas' films, more specifically in the works News from home (Akerman, 1977), Lost, Lost, Lost (Mekas, 1976) and Walden: Diaries, Notes and Sketches (Mekas, 1968).||Este artigo tem como objetivo discorrer sobre a relação com a paisagem urbana nos filmes de Chantal Akerman e Jonas Mekas. Para isso, pretendemos retomar algumas discussões teóricas em torno do espaço fílmico a partir de autores como Giuliana Bruno (2018), por exemplo. Interessa-nos refletir sobre a dimensão espacial do cinema, concebendo a paisagem fílmica não apenas como cenário ou pano de fundo das ações, mas como elemento central das narrativas de tais cineastas. Seus filmes se constituem a partir dos deslocamentos pelo espaço, num trânsito errante que revela uma dimensão melancólica desse percurso, em que ambos os cineastas, cada um a sua maneira, anunciam uma espécie de ausência de pertencimento, uma sensação constante de ser estrangeiro. O artigo, portanto, busca mobilizar algumas discussões teóricas sobre o espaço no cinema na análise dos filmes de Akerman e Mekas, mais especificamente nas obras News from home (Akerman, 1977), Lost, Lost, Lost (Mekas, 1976) e Walden: Diaries, Notes and Scketches (Mekas, 1968).
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Assunção, Larissa Veloso
Data
31 de dezembro de 2022
Formato
Identificador
http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/80883 | 10.36517/psg.v13iesp.80883
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 Passagens
Fonte
Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; Vol. 13 No. esp (2022): Dossiê Comunicação, Cidade e Viagens; 138-163 | Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará; v. 13 n. esp (2022): Dossiê Comunicação, Cidade e Viagens; 138-163 | 2179-9938 | 10.36517/psg.v13iesp
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion