Descrição
O presente artigo busca estabelecer correlações entre a obra Dom Casmurro (1899) e a obra cinematográfica Capitu (1968), pontuando as similaridades e as divergências entre a literatura e o cinema. Outrossim, será abordado o contexto sociocultural da construção cinematográfica, a fim de gerar compreensão acerca do papel da arte fílmica como perpetuadora das memórias literárias, assim como compreender até quais limites a adaptação é capaz de traduzir de maneira fidedigna a complexidade da obra machadiana. Diante disso, a composição deste trabalho busca ressaltar a riqueza no trabalho de Machado de Assis, que maneja uma profunda investigação da psique humana a partir da subjetividade inerente às personagens da obra.||This article seeks to establish correlations between Dom Casmurro (1899) and Capitu (1968), pointing out the similarities and divergences between literature and cinema. Furthermore, the sociocultural context of cinematographic construction will be addressed, in order to generate knowledge of the role of film art as a perpetuator of literary memories, as well as to understand the limits to which adaptation can reliably translate the complexity of Machado's work. Therefore, the composition of this work seeks to emphasize the richness of psychological analysis throughout the work of Machado de Assis.