-
An experience of building a “Bichopédia” in the early years of Elementary School: articulating Portuguese Language and Sciences||Construção de uma bichopédia nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Articulando língua portuguesa e ciências
- Voltar
Metadados
Descrição
Neste trabalho, compartilhamos uma experiência pedagógica exitosa nos anos iniciais do Ensino Fundamental enfocando o gênero verbete. Construímos uma ação interdisciplinar entre Língua Portuguesa e Ciências em uma turma de 5º ano de uma escola de Juiz de Fora – MG, articulando uma reflexão entre conceitos científicos das ciências da natureza ao uso social da linguagem. A pesquisa-ação aliou os projetos de letramento e as sequências didáticas, em que propusemos a construção do hipergênero Bichopédia, cuja constituição se dá pelo verbete, conjugada à aprendizagem sobre os biomas brasileiros. Analisamos as capacidades de linguagem desenvolvidas pelos alunos, bem como a reflexão sobre os conhecimentos científicos na produção da sequência didática. Os resultados mostram que houve o desenvolvimento das capacidades dos discentes, sobretudo no que se refere às capacidades discursivas. Além disso, a Bichopédia possibilitou construir uma prática interdisciplinar para a reflexão sobre conceitos linguísticos e científicos do campo das ciências da natureza. Oferecemos caminhos possíveis para que docentes dos anos iniciais possam empreender práticas de escrita mediadas por gêneros, envolvendo uma sensibilização para a linguagem científica.||In this work, we bring a teaching practice in the early years of elementary school focusing on the entry genre; we built an interdisciplinary action between Portuguese Language and Sciences in a 5th grade class at a school in Juiz de Fora – MG, articulating a reflection between scientific concepts of the natural sciences and the social use of language. Action-re[1]search combined literacy projects and didactic sequences, in which we proposed the cons[1]truction of the hypergenre “Bichopédia”, which constitution is given by the entry, combined with learning about Brazilian biomes. We have analyzed the language skills developed by the students, as well as the reflection on scientific knowledge in the production of the didactic se[1]quence. The results show that there was the development of students’ capacities, especially with regard to discursive capacities; in addition, “Bichopédia” made it possible to build an in[1]terdisciplinary practice for reflection on linguistic and scientific concepts in the field of natural sciences. We offer possible ways for teachers of the early years to undertake writing practices mediated by genres, embracing an awareness of scientific language.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Dalamura, Anna Carolina Santos Reis | Magalhães, Tânia Guedes
Data
30 de setembro de 2022
Formato
Identificador
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/16376 | 10.30612/raido.v16i40.16376
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2022 RAÍDO
Fonte
Raído; v. 16 n. 40 (2022): Formação de professoras de Português na Licenciatura em Pedagogia: olhares da Linguística Aplicada; 72-99 | 1984-4018
Assuntos
ensino de escrita nos anos iniciais | verbete | interdisciplinaridade | teaching writing in early years | entry | interdisciplinarity
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion